Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal ganha sede própria

0
1990

A manhã desta quarta-feira, dia 22, foi de concretização de um sonho para o efetivo dos agentes ambientais, que formam o grupamento da Patrulha Ambiental, ligada à Guarda Civil Municipal. O órgão inaugurou a sua primeira sede. A Base da Patrulha Ambiental está localizada na Rua Nélio Guimarães, 1.238, no Alto da Boa Vista.

A unidade recebeu o nome do GCM Luís Antônio Pereira, o Luisinho, um brilhante guarda municipal que faleceu em 2012, vítima de latrocínio. O pai, a madrasta e a esposa de Luís Antônio estavam presentes e foram homenageados pela prefeita.

A Patrulha Ambiental realiza autuação nos casos de poda drástica e extração irregular de árvores, despejo irregular de resíduos sólidos, intervenção em áreas de preservação ambiental, maus tratos de animais, entre outras ações. O órgão trabalha em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Limpeza Urbana e Fiscalização Geral.

“Em 2009, quando iniciei meu primeiro mandato recebi várias reivindicações com relação à Guarda Civil Municipal. Hoje, vejo que caminhamos muito neste governo. São várias conquistas e a inauguração desta Base é uma delas. Tenho orgulho destes profissionais, que são totalmente entregues ao trabalho”, declarou a prefeita Dárcy Vera.

“O sonho da Patrulha Ambiental começou em 2002, mas somente em 2010 é que a atuação dos agentes começou a ser mais efetiva, com a concessão do poder de autuação das infrações ambientais. A Patrulha Ambiental começou com dois agentes e hoje são dez profissionais que atuam em todas as regiões da cidade”, disse André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.