A parceria inédita entre o Centro Universitário Moura Lacerda e os proprietários do Palacete Jorge Lobato, um dos patrimônios históricos mais conhecidos e antigos de Ribeirão Preto, continua trazendo bons frutos para a população. Os participantes da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terão a oportunidade de conhecer o casarão em um passeio guiado pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. A visitação acontecerá no próximo sábado (10/06), das 9 às 18 horas. A inscrição deverá ser feita no local. Construído em 1922, o imóvel está localizado na esquina das ruas Álvares Cabral e Florêncio de Abreu.
Na visita, que tem duração de 30 minutos, haverá exibição de vídeo, projeção de fotos e uma mostra de desenhos. Os materiais, produzidos pelos alunos do Moura Lacerda, contam a história do palacete. Também haverá a exposição de móveis originais da casa. Rita Fantini, professora do curso, diz que o objetivo da atividade é colocar em prática uma das premissas da Graduação, que é a de contribuir para a disseminação do conhecimento. “Uma oportunidade como essa é bastante rara. Queremos transmitir ao ribeirão-pretano um pouco das memórias da cidade”, conta.
Projeto de restauração
A visitação ao Palacete Jorge Lobato é uma extensão do projeto realizado por alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, junto aos proprietários, para a revitalização do espaço. A ideia nasceu quando os estudantes visitaram o imóvel durante a semana acadêmica da Graduação, em março de 2015, que tinha como tema “Patrimônio Arquitetônico”.
O trabalho, que tem supervisão dos professores Domingos Guimarães e Rita Fantini, se divide em três fases distintas: o levantamento histórico e físico, a contratação de especialistas para orientar todo o processo de restauração e o início das obras propriamente ditas, com a restauração e a construção de um anexo no local.