Início Cidades Palacete Jorge Lobato será aberto, neste sábado, para nova visitação

Palacete Jorge Lobato será aberto, neste sábado, para nova visitação

- continua após a publicidade -

A parceria inédita entre o Centro Universitário Moura Lacerda e os proprietários do Palacete Jorge Lobato, um dos patrimônios históricos mais conhecidos e antigos de Ribeirão Preto, continua trazendo bons frutos para a população. Os participantes da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terão a oportunidade de conhecer o casarão em um passeio guiado pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. A visitação acontecerá no próximo sábado (10/06), das 9 às 18 horas. A inscrição deverá ser feita no local. Construído em 1922, o imóvel está localizado na esquina das ruas Álvares Cabral e Florêncio de Abreu.

Na visita, que tem duração de 30 minutos, haverá exibição de vídeo, projeção de fotos e uma mostra de desenhos. Os materiais, produzidos pelos alunos do Moura Lacerda, contam a história do palacete. Também haverá a exposição de móveis originais da casa. Rita Fantini, professora do curso, diz que o objetivo da atividade é colocar em prática uma das premissas da Graduação, que é a de contribuir para a disseminação do conhecimento. “Uma oportunidade como essa é bastante rara. Queremos transmitir ao ribeirão-pretano um pouco das memórias da cidade”, conta.

Projeto de restauração

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A visitação ao Palacete Jorge Lobato é uma extensão do projeto realizado por alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, junto aos proprietários, para a revitalização do espaço. A ideia nasceu quando os estudantes visitaram o imóvel durante a semana acadêmica da Graduação, em março de 2015, que tinha como tema “Patrimônio Arquitetônico”.

O trabalho, que tem supervisão dos professores Domingos Guimarães e Rita Fantini, se divide em três fases distintas: o levantamento histórico e físico, a contratação de especialistas para orientar todo o processo de restauração e o início das obras propriamente ditas, com a restauração e a construção de um anexo no local.

 

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.