Seja na linha de frente do combate ao coronavírus ou nas salas de vacinação, nos serviços de acolhimento e proteção social ou na guarda do patrimônio público, no atendimento às demandas da população ou no planejamento da cidade, na elaboração de leis, na comunicação institucional ou nas salas de aulas virtuais, as mulheres estão presentes em todos os setores da Prefeitura de Ribeirão Preto e formam maioria no quadro de servidores municipais.
Atualmente, dos 8.093 servidores ativos, 5.784 são mulheres, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Administração, o que corresponde a 71,4% dos cargos. Elas exercem as mais diversas funções, representam força e dinamismo e lideram grandes projetos em prol do município.
“Reconhecer a importância da mulher é respeitá-la em sua inteireza, valorizando sua inteligência e competência para exercer qualquer função que queira. Como prefeito de Ribeirão Preto, tenho a satisfação de administrar o município em conjunto com mulheres extraordinárias”, declara o chefe do Executivo, Duarte Nogueira.
Para o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Thomaz Perianhes Júnior, a oportunidade trazida pelos concursos públicos possibilita a participação da mulher em igualdade de condições na busca pelo ingresso no serviço público.
“Como resultado, podemos pontuar que a grande maioria do funcionalismo de Ribeirão Preto é formada por mulheres, inclusive em posições de comando. Quando pensamos na sociedade de forma geral, sobra-nos a certeza de que há muito a ser feito para que se tenha tratamento igualitário nas questões de gênero, mas é certo que essa encontra-se mais avançada no âmbito das organizações públicas”, afirma.