Faz parte do complexo do bosque municipal e tem sua entrada pela entrada do bosque municipal.
Construído em 1969 pela Prefeitura Municipal, sob a supervisão do paisagista japonês Mitsutery Naganune, o Jardim Japonês é um dos atrativos do Bosque Municipal Fábio Barreto.
Ladeado por densa vegetação, possui requintes do paisagismo nipônico e é composto de lagos com lindas carpas que dão um show com suas cores e tamanhos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa, doadas pela colônia radicada na cidade.
Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, o jardim passou por uma revitalização e foi reinaugurado em junho do mesmo ano, no aniversário de Ribeirão Preto.
O jardim recebeu um bonsai de 25 anos doado pelo artista plástico Shozo Mishima. Além disso, foi feito o plantio de mudas importadas do Japão, como cerejeiras e pinheiro preto.
Mirante
Dentro do espaço do Jardim Japonês O MIRANTE, com cerca de 45 metros de altura e capacidade para 180 pessoas,em área de 200 metros quadrados. construído por funcionários do Bosque Municipal “Fábio Barreto”, o Mirante foi denominado “Coronel Alfredo Condeixa Filho”
Uma bela visão da região central da cidade.
Rua Liberdade S/N – Fone 3636.2545 – quarta-feira a Domingo das 09h00 as 17h00 entrada franca
Você sabe quem foi Fabio Barreto?
Durante todo o período que atuou como Prefeito Municipal (de 16/06/1936 a 03/05/1944), Fábio Barreto empenhou-se em dotar a Chácara Olympia de condições e estrutura necessárias para tornar aquele local uma área destinada a preservação da flora e fauna nacional.
Em 1937 implantou o Bosque Municipal e iniciou uma verdadeira cruzada junto às Instituições e Chefes de Estado no sentido de conseguir doações de plantas e animais para o Bosque Municipal. Em 1942 inaugurou o Parque Botânico, o Jardim Zoológico, o Orquidário, Museu Zoológico e Museu Mineralógico.
Em maio de 1944, devido a problemas de saúde, Fábio Barreto solicitou afastamento do cargo de Prefeito, no entanto, atendendo aos pedidos do Interventor do Estado (Governador), Sr. Fernando Costa, e do Prefeito de Ribeirão Preto, Sr. Alcides de Araújo Sampaio, continuou administrando e gerenciando o Bosque Municipal. A partir de doações conseguidas junto à empresas, fazendeiros e cidadãos, no dia 1º de outubro de 1944 foram inaugurados o Aquário e as obras de reforma do Orquidário, e em 1945 o Parque Infantil Machado de Assis, construído com bambus extraídos da mata do próprio Bosque Municipal.
Ao longo da sua vida, Fábio Barreto dedicou-se em implantar, na área do Morro do Cipó, melhorias e obras destinadas a preservação da natureza.
Sempre consciente do amplo valor e alcance educativo destas obras podemos citá-lo como um dos pioneiros da Educação Ambiental no país.
Em 22 de novembro de 1948, através da Lei n. 61, o Bosque Municipal passou a denominar-se Bosque Fábio Barreto.
No mês de dezembro do mesmo ano Fábio Barreto veio a falecer.