O temporal que caiu na tarde deste domingo, 03, provocou a paralisação de 13 sistemas de abastecimentos do Daerp, entre poços e estações elevatórias. O problema mais grave foi registrado no poço São Bento, na avenida Capitão Salomão, onde ocorreu a queima da bomba. Até às 18 horas desta segunda, 04, nove sistemas já tinham voltado a operar e dos quatro que ainda estavam paralisados, três aguardavam religação da rede de energia pela CPFL.
Na manhã desta segunda, os técnicos do Daerp constataram que estavam parados os poços do Jardim Itaú, Jardim Recreio, Primavera, Jardim Palmares, Nova Aliança, Santa Marta, Andradas, Said (Bonfim Paulista), Maria da Graça, Vila Tibério, Educandário e São Bento, além da estação elevatória de Santa Tereza. Os poços paralisados representam cerca de 10% do total de poços do Daerp, que são 115.
As causas da paralisação dos poços foram as descargas elétricas e quedas de energias na rede da CPFL provocadas pelo temporal que atingiu a cidade. As equipes do setor de elétrica trabalharam durante toda a segunda-feira para normalizar os sistemas.
Até o final da manhã, sete poços e a estação elevatória de Santa Tereza já tinham voltado a operar. Até às 17 horas, tinham voltado a operar os poços Jardim Itaú, Jardim Recreio, Primavera, Jardim Palmares, Nova Aliança, Educandário, Andradas, Vila Tibério e estação elevatória de Santa Tereza.
Ainda estavam paralisados os poços do São Bento, Maria da Graça, Said (Bonfim Paulista) e Santa Marta. Dos quatro poços, três aguardavam religamento da rede por parte da CPFL e no poço do São Bento está sendo feita a troca da bomba.
Queima de bomba
O problema mais sério ocorreu com o poço do São Bento, onde houve a queima da bomba. A previsão é que a substituição da bomba esteja concluída até às 2 horas da manhã desta terça-feira, 05. Segundo o assessor técnico do Daerp, Cleverson Fernandes Braga, todos os poços possuem sistema de proteção contra as alterações e descargas elétricas. Entretanto, pode ocorrer de o sistema não suportar a descarga.