Com intuito de promover a auto sustentabilidade da Casa Solar, a direção e voluntários que atuam na entidade decidiram investir na torra artesanal e empacotamento de um café de extrema qualidade, do tipo 6, destinado à exportação, produzido no Sul de Minas, no cerrado mineiro. A torra é realizada pelos moradores da Casa, como parte do tratamento, terapia ocupacional, e empacotada para venda.
“Pretendemos reverter os valores da venda nas despesas da casa e aumentar o número de atendimentos. Hoje, atendemos 11 moradores em situação de rua. Nossa meta é ressocializar cerca de 50 pessoas por semestre. Trabalhos com moradores de situação de rua há nove anos, e há três anos por meio do sistema Solar. ”, disse Samuel Ferreira da Silva, coordenador do projeto Mão Amiga.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto “Mão Amiga”. “Vamos colaborar e fazer com que tenhamos no menor tempo de espaço possível, além dessa primeira, outras cinco Solares para que este projeto tenha o resultado de acolher, no mínimo, 100 moradores em situação de rua. Vocês servem de referência para um projeto como este, tão exitoso”, disse.
O café Solar pode ser adquirido na sede, localizada à rua General Câmara, 852, no bairro Ipiranga.
Sobre o projeto
O projeto Solar tem por objetivo reduzir as violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidências, na vida dos atendidos, trabalhar para a construção da autonomia individual, incluir indivíduos e famílias em serviços e com acesso a oportunidades e cooperar para o rompimento do ciclo de violência doméstica e familiar. Tornar-se modelo de equipamento de socialização de moradores de rua, utilizando um modelo misto, incluindo vivência social na cidade através do trabalho, e abrigamento noturno com atividades especializadas.
O Solar Fides atende pessoas do sexo masculino, acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua em fase de reinserção social, que estejam em processo de restabelecimento dos vínculos sociais e construção da autonomia.