Condephaat libera as obras das plataformas da Estação Catedral

1
1210

prefeita_estacao_onibus_fotojfpimenta__mgs0454_(7)Na tarde desta segunda-feira, dia 16 de maio, a prefeita Dárcy Vera, acompanhada do Secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, e do diretor superintendente da Transerp William Latuf, tornou pública, em coletiva no Palácio Rio Branco, a informação de que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) liberou as obras do conjunto de plataformas de embarque e desembarque, na Praça das Bandeiras, denominadas de Estação Catedral.
Conforme publicação do órgão no Diário Oficial do Estado, somente as duas plataformas a serem construídas na rua Florêncio de Abreu, em frente à igreja, ainda aguardam deliberação do órgão.
O secretário Abranche Fuad Abdo afirmou que com a decisão as obras serão retomadas ainda nesta semana.

“Vamos concluir a obra da Visconde de Inhaúma e iniciar os serviços das plataformas na rua Américo Brasilense o mais rápido possível”,

salientou.

De acordo com o superintendente da Transerp, William Latuf, a liberação das plataformas, que estavam suspensas pelo Condephaat desde o início de abril, ocorreu depois de uma visita técnica feita por uma comissão de representantes da prefeitura ao Conselho para esclarecer as imprecisões contidas nos relatórios apresentados pela Catedral Metropolitana.

“Estivemos em reunião com o Condephaat e explicamos cada item apresentado nos relatórios da Igreja”,

disse Latuf, citando como exemplo de imprecisão, o aumento do número de ônibus em circulação no entorno da Catedral.

“O relatório informava que o número de ônibus iria dobrar no local. Isso não procede. Não haverá este tipo de aumento. A quantidade de ônibus permanecerá a mesma”,

disse William.
Para a prefeita Dárcy Vera, as obras terão por objetivo proporcionar maior conforto aos usuários do transporte coletivo urbano, principalmente em relação ao deslocamento e questões climáticas.

“Vamos modernizar os pontos de ônibus. As plataformas serão cobertas, terão proteção lateral, portas e catracas. Tudo em vidro com a valorização da vegetação. Quando os ônibus pararem todas as portas do ônibus se abrirão para entrada e saída dos passageiros. Ninguém mais vai tomar chuva para embarcar na Estação Catedral.”,

disse a prefeita.
A chefe do Executivo ressaltou ainda que a Administração Municipal já vem realizando diversas melhorias para o transporte público em Ribeirão Preto.

“Com a nova licitação nós conseguimos o vale transporte gratuito para os estudantes das escolas públicas, conseguimos os terminais ao lado da Rodoviária, ampliamos as linhas de ônibus, fizemos os corredores do ônibus. Além da Estação Catedral, também estamos construindo estações no José Sampaio, Bonfim Paulista, São José, Vila Abranches e Ribeirão Verde”,

ressaltou.
Também participaram da coletiva, diretor de Transporte da Transerp, José Mauro de Araújo; o arquiteto da Secretaria do Planejamento Urbano, José Antônio Lanchoti; e o chefe de Gabinete da Prefeita, Luiz Rufino.

 

 

Ludson Aiello