InícioPolíticaConseguir cidadania italiana será mais fácil a partir de agosto

Conseguir cidadania italiana será mais fácil a partir de agosto

- continua após a publicidade -

Tramitada no Brasil, a espera pode ser de até 10 anos desde a entrega da documentação até a obtenção do documento. Porém, uma novidade pode fazer com que esse processo se torne mais rápido a partir de agosto.

Para entender melhor o que aconteceu
É preciso lembrar que o Brasil assinou a Apostila da Convenção de Haia, em 1961, ano em que o tratado foi criado. Todos os países que aderissem ao acordo teriam seus documentos reconhecidos automaticamente.
Apesar disso, o processo havia ficado engavetado e só foi aprovado pelo Senado no ano passado.
As mudanças, publicadas no Diário Oficial da União em fevereiro, começarão a valer no dia 14 de agosto deste ano.
No ano passado, o Brasil realizou o depósito dos instrumentos necessários para implantar a Apostila da Convenção de Haia, tratado de 1961 que extingue a fase de validação e legalização em representações diplomáticas estrangeiras dos documentos necessários para tirar a dupla nacionalidade – como certidões de nascimento e casamento.

Hoje, todos os documentos necessários para obtenção da cidadania italiana e dos outros 100 países que fazem parte do tratado precisam ser validados e legalizados em representações diplomáticas estrangeiras.
Assim que a medida começar a valer
Isso não será mais necessário, pois o Brasil poderá emitir uma apostila única que comprova a autenticidade dos documentos em qualquer um dos países signatários.
Na prática
Isso deverá agilizar o processo de quem está em busca da dupla cidadania ou pretende estudar nos países que fazem parte do tratado.

A medida também beneficiará transações comerciais, jurídicas e educacionais, consolidando em uma única apostila toda a informação necessária para validar um documento em outra nação que faz parte do pacto, incluindo a Itália. Essa apostila é uma espécie de certificado emitido no país de origem da pessoa física ou jurídica interessada e que garante a autenticidade do documento em questão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Isso tornará menos burocrático o processo de obtenção da nacionalidade italiana. A emissão dessas apostilas ficará sob responsabilidade de uma estrutura ainda a ser definida pelas autoridades brasileiras.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

FMI melhora previsão de crescimento do Brasil, para 5,3% em 2021

Previsão impulsionou estimativa de alta para América Latina e Caribe

Agressor terá que pagar gastos com tratamento a animal vítima de maus-tratos

Lei que responsabiliza autor de agressões a arcar com o custeio de cuidados é sancionada

Vacina: Profissionais de saúde entre 35 e 59 anos segunda dose

Serão disponibilizadas 4 mil vagas para vacinação que acontecerá na terça-feira, dia 3 de agosto

Homem completamente vacinado, voltou da China, ficou no hotel de quarentena e quando saiu descobriram que tinha Covid

Caso ocorreu na Austrália. A diretora de saúde, Jeannette Young, disse que ele teve três testes negativos antes de sair da quarentena.

Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início hoje (27)

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero
- PUBLICIDADE -