InícioPolíticaConseguir cidadania italiana será mais fácil a partir de agosto

Conseguir cidadania italiana será mais fácil a partir de agosto

- continua após a publicidade -

Tramitada no Brasil, a espera pode ser de até 10 anos desde a entrega da documentação até a obtenção do documento. Porém, uma novidade pode fazer com que esse processo se torne mais rápido a partir de agosto.

Para entender melhor o que aconteceu
É preciso lembrar que o Brasil assinou a Apostila da Convenção de Haia, em 1961, ano em que o tratado foi criado. Todos os países que aderissem ao acordo teriam seus documentos reconhecidos automaticamente.
Apesar disso, o processo havia ficado engavetado e só foi aprovado pelo Senado no ano passado.
As mudanças, publicadas no Diário Oficial da União em fevereiro, começarão a valer no dia 14 de agosto deste ano.
No ano passado, o Brasil realizou o depósito dos instrumentos necessários para implantar a Apostila da Convenção de Haia, tratado de 1961 que extingue a fase de validação e legalização em representações diplomáticas estrangeiras dos documentos necessários para tirar a dupla nacionalidade – como certidões de nascimento e casamento.

Hoje, todos os documentos necessários para obtenção da cidadania italiana e dos outros 100 países que fazem parte do tratado precisam ser validados e legalizados em representações diplomáticas estrangeiras.
Assim que a medida começar a valer
Isso não será mais necessário, pois o Brasil poderá emitir uma apostila única que comprova a autenticidade dos documentos em qualquer um dos países signatários.
Na prática
Isso deverá agilizar o processo de quem está em busca da dupla cidadania ou pretende estudar nos países que fazem parte do tratado.

A medida também beneficiará transações comerciais, jurídicas e educacionais, consolidando em uma única apostila toda a informação necessária para validar um documento em outra nação que faz parte do pacto, incluindo a Itália. Essa apostila é uma espécie de certificado emitido no país de origem da pessoa física ou jurídica interessada e que garante a autenticidade do documento em questão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Isso tornará menos burocrático o processo de obtenção da nacionalidade italiana. A emissão dessas apostilas ficará sob responsabilidade de uma estrutura ainda a ser definida pelas autoridades brasileiras.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Palmeiras pode ser campeão brasileiro em três rodadas

Agora, o time alviverde paulista se prepara para receber o Coritiba nesta quinta-feira (6), às 19h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Festival do Café traz expositores, cursos, palestras e apresentações musicais

Evento será realizado de sexta a domingo (7 a 9 de outubro) no espaço A Fábrica, com entrada gratuita e shows do projeto Choro da Casa, Verônica Ferriani e Luciana Mello

Ladeira abaixo: corrida de carrinhos agita Ribeirão neste domingo

Rotas alternativas no trânsito na zona Sul vão auxiliar motoristas e moradores durante o evento

Cursos do Programa Inclusão Produtiva estão com inscrições abertas

Fabricação de Produtos de Confeitaria e de Pães Doces e Semidoces são os cursos oferecidos

Orquestra Beija-flor da IAS se apresenta na 19ª Feira do Livro de Sertãozinho 

Apresentação será na sexta-feira, dia 7, às 19h30, no palco principal na Praça Mané Gaiola, no Centro
- PUBLICIDADE -