Um grande concerto irá marcar os 161 anos de Ribeirão Preto. Neste sábado, dia 10 de junho, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) realiza o Concerto Internacional de aniversário da cidade no Theatro Pedro II.
A soprano Carla Barreto e o tenor Alan Faria fazem uma participação especial no concerto junto com o Coro da Escola de Canto Coral da AMRP, do grupo Madrigal Revivis e Coral da Unaerp.
“Por homenagear Ribeirão Preto pelo seu aniversário com um concerto no Theatro Pedro II, a Orquestra Sinfônica é motivo de orgulho para todos nós. Fizemos uma parceria com a Orquestra Sinfônica para que, em todo aniversário de Ribeirão Preto tenhamos um concerto especial como este, para homenagear a cidade no Theatro Pedro II”, explicou Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II.
O maestro Reginaldo Nascimento será o responsável por reger a Orquestra Sinfônica neste concerto de aniversário de Ribeirão Preto.
“Estar à frente de uma das mais tradicionais orquestras do Brasil, numa cidade que adotei como lar, é de uma satisfação imensa. O programa [do repertório] é lindo, já que faz alusão à história de Ribeirão Preto e da própria Orquestra!”
O concerto foi pensado na história de Ribeirão Preto como forma de homenagear a cidade e sua população. No auge da economia cafeeira, a cidade prosperou e cresceu, atraindo para cá imigrantes de todas as partes do Brasil e do mundo.
No repertório, grandes nomes da música como Richard Wagner, Johann Strauss Jr, Piotr Ilitch Tchaikovsly, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Giuseppe Verdi, Giácomo Puccini e Ary Barroso.
As comemorações ao aniversário de 161 anos de Ribeirão Preto movimentam a cidade com diversos eventos culturais e esse Concerto Internacional reafirma o compromisso da Orquestra Sinfônica com a educação e cultura da cidade, em um processo de realimentação que preserva a história e gera evolução da cultura musical.
OSRP
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão) e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II.
Fundação D. Pedro II
Tem a finalidade de orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais, promover a defesa do patrimônio histórico-cultural do município e em especial do Theatro Pedro II, promover cursos, reuniões e congressos visando à realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região, atendendo também eventos sem cobrança de ingressos, sendo constituída por conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.