A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou na manhã desta segunda-feira (10), na avenida general Euclides Figueiredo, na região Norte, a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, denominada Nelson Mandela.
A unidade de saúde funcionará todos os dias da semana, durante 24 horas e atenderá a região formada pelos bairros Quintino Facci, Simioni e adjacências, com aproximadamente 200 mil habitantes.
A inauguração da nova unidade de saúde aconteceu simultaneamente ao início das atividades e contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira e do secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.
Duarte Nogueira ressaltou que a UPA foi praticamente reconstruída, após a resolução de diversos problemas estruturais e jurídicos, sendo entregue uma unidade de saúde com estrutura de hospital à população de Ribeirão Preto.
“A saúde da nossa população, principalmente nesse momento que vivemos, significa vida em primeiro lugar, desafios e enfrentamento. Entregar uma unidade de saúde desse porte à população, que poderá ser atendida com alta qualidade, é mais uma etapa atingida e, portanto, motivo de muita alegria”, disse o chefe do Executivo.
A UPA Norte será administrada pela Fundação Santa Lydia, por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e terá equipe formada por 200 profissionais.
Estrutura
Com 1.912 metros quadrados, o edifício comportará leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos e cinco para clínica médica.
Com a inauguração da UPA Norte, os atendimentos na Unidade Básica de Distrital de Saúde (UBDS) Dr. Sergio Arouca, no Quintino Facci II, foram desativados e passaram a ser feitos na nova unidade de saúde.
A estrutura da UBDS Quintino II abrigará outras atividades médicas que não sejam urgência e emergência. O projeto está em fase de elaboração e em breve será implantado na unidade de saúde.
O secretário da Saúde explicou que a estrutura da UBDS já tem projeto, que começou a ser executado, e para o futuro se tornará unidade de atendimento de especialidades na região Norte da cidade.
“Nós já iremos manter a farmácia no local, iremos implantar uma unidade da vigilância epidemiológica, implantaremos uma unidade do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e, para o futuro, pretendemos que funcione como atualmente é na UBDS Castelo Branco, que fazia pronto atendimento. Quando ficou pronta a UPA da avenida Treze de Maio (Leste), a UBDS Castelo se transformou em unidade com outros atendimentos, como doenças crônicas.A ideia é essa”, disse o secretário.