Assentados da Fazenda da Barra ganham consultório Odontológico e sala interdisciplinar

0
1084

A Secretaria da Saúde realiza na manhã desta terça-feira, dia 21, a inauguração do consultório odontológico e sala interdisciplinar para atendimento aos moradores dos assentamentos da Fazenda da Barra. O evento está marcado para as 9h30, no memorial Sebastião Moura.

A sala interdisciplinar, que será compartilhada pelos médicos da equipe da saúde da família, receberá o nome da enfermeira Áurea Moretti que aposentou-se em 2014 como coordenadora do Programa Municipal de Práticas Inegrativas e Complementares.

As novas instalações serão usadas pela Equipe denominada Dr. Luís Carlos Raya, que é composta por dois médicos, uma enfermeira, quatro agentes comunitários de saúde e um dentista. Cerca de 20 atendimentos são realizados diariamente no local pelos médicos e agentes comunitárias de saúde, incluindo as visitas domiciliares.

O equipo do consultório odontológico foi doado pela empresa Gnatus e permitirá ao cirurgião-dentista Márcio Reinaldo Pereira da Silva transferir os atendimentos, que atualmente são feitos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ribeirão Verde para a Fazenda da Barra. O profissional atenderá de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, a até 12 pacientes diariamente.

Homenageada – Áurea Moretti é formada pela USP de Ribeirão Preto e iniciou suas atividades como enfermeira na Secretaria Estadual de Saúde em 10 de julho de 1985. Em 1º de março de 1992 foi municipalizada e passou a prestar serviços na Secretaria Municipal de Saúde e aposentou-se em 12 de novembro de 2014 como coordenadora do Programa Municipal de Práticas Inegrativas e Complementares.

Áurea foi militante política que foi presa e torturada durante a ditadura militar. Ministrou palestra em diversas instituições e foi homenageada por várias entidades. Trabalhou no estado do Acre, ajudando a fundar o primeiro curso de Enfermagem e nessa ocasião trabalhou com índios e sem terra, quando construiu o seu trabalho em sintonia com a natureza e o povo da terra, formando pessoas das comunidades, fazendo horto medicinal.