InícioBlogsDSOP Educação FinanceiraCarro, táxi ou Uber? Veja o que é melhor para o bolso

Carro, táxi ou Uber? Veja o que é melhor para o bolso

- continua após a publicidade -

O transporte mais econômico é o que melhor se ajusta às necessidades e ao bolso do consumidor. Veja os principais aspectos a serem considerados ao escolher entre manter um carro, usar táxi ou serviços de transporte por aplicativo.

“É preciso levar em conta as necessidades da pessoa ou família, sua segurança, comodidade e tempo disponível para se locomover entre um ponto e outro. O aspecto financeiro é importante, mas apenas um entre todos”, orienta Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). 

Trabalho x casa

Morar perto do trabalho tende a elevar o custo da moradia e diminuir os gastos com transporte. Quando o deslocamento diário é curto e rápido, usar táxis ou transporte por aplicativo tende a ser mais barato. Alternar com o transporte público pode gerar economia ainda maior.

Viagens longas          

Para viagens longas, o custo de táxis e transporte por aplicativos é alto. Dependendo da frequência em que as viagens são feitas, pode ser vantajoso manter um carro ou apenas alugar um veículo quando for necessário.

Comodidade

Nos táxis e carros de aplicativos o passageiro pode estudar, se preparar para uma reunião e até mesmo dormir. Já ao dirigir, deve estar atento ao trânsito, o que pode aumentar seu nível de estresse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por outro lado, no carro é possível ter maior liberdade para ouvir a música que quiser, mudar a rota quando necessário e ir para qualquer lugar, além da comodidade de ter um veículo à disposição o tempo todo.

Segurança

O serviço de transporte por aplicativos não é regulamentado e possui motoristas que podem ser desqualificados e sem experiência.

Nos serviços de transporte compartilhado – como pool – é preciso considerar o risco em fazer toda a viagem ou parte dela com desconhecidos.

O carro é um item visado por assaltantes, portanto é preciso ter cautela ao dirigir e manter o veículo assegurado.

Despesas com carro

Prestações, seguro, combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e possíveis multas são as despesas básicas. Em média, correspondem a 2% do valor do carro. A manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, pode custar R$ 400 por mês.

Táxi x aplicativos

Dependendo do horário e do trajeto, o transporte por aplicativos é mais barato do que táxi. Por outro lado, em horários em que o trânsito é maior, os táxis tendem a ser mais rápidos por usarem corredores de ônibus e os taxistas terem maior experiência com o trânsito.

Concorrência entre aplicativos

É válido ter mais de uma opção de aplicativos de transporte para comparar preços antes de pedir as viagens. Além do valor, considere a disponibilidade de motoristas na região.

Peso no orçamento

Não é aconselhável analisar os gastos com transporte separadamente, e sim seu peso no orçamento. O mais importante é que esta despesa não impeça a poupança mensal e a conquista de sonhos ao longo do tempo.

 

Fonte: DSOP Educação Financeira

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -