InícioBlogsDIA INTERNACIONAL DA MULHER | Mulher & saúde da mente: precisamos falar...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER | Mulher & saúde da mente: precisamos falar sobre esse tema

A multiplicidade de papéis impostos pela sociedade às mulheres é um dos principais fatores do adoecimento psicológico

- continua após a publicidade -

Por Isabel Marçal e Milena Fanucchi

A multiplicidade de papéis impostos pela sociedade às mulheres é um dos principais fatores do adoecimento psicológico, sobretudo, porque temos a tendência de cuidar do outro com dedicação e, muitas vezes, abnegação. Com isso, deixamos de lado a pessoa mais importante nessas relações: NÓS. A persona da “mulher-maravilha” – defendida como ideal pelo modo de vida contemporâneo – sobrecarrega este ser humano que, como qualquer outro, também precisa de cuidados, atenção e espaço para ter uma vida plena. Com tanta pressão externa para cumprir as diversas tarefas, acabamos sufocadas e correndo o risco de desenvolver problemas psicológicos como ansiedade, transtornos alimentares, depressão e questões associadas ao ciclo reprodutivo.

O outro lado dessa moeda é a dificuldade de pedir ajuda! Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa da Saúde da Mulher da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, aponta que as mulheres são mais propensas a se sentirem estigmatizadas ao buscar assistência para um problema de saúde da mente. Na prática, elas tendem a confiar muito mais nas opiniões do mundo exterior – como fonte para fortalecer a autoestima – do que os homens. Como resultado, muitas vezes, evitam pleitear apoio, porque querem evitar julgamentos de terceiros. 

divulgação

Esse estigma é maior entre as mulheres negras, de acordo com levantamento da Johns Hopkins Medicine. O estudo relata que embora as mulheres tenham duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão grave, negras têm metade da probabilidade das brancas de pedir ajuda a um profissional de saúde da mente. Os pesquisadores acreditam que a cultura das comunidades historicamente minorizadas pode ser um obstáculo, porque apresenta, em certa medida, as mulheres como seres “fortes e inabaláveis”, colocando as necessidades de seus entes queridos acima das suas. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na prática, depressão, ansiedade, sofrimento psicológico, assédio sexual e violência doméstica afetam mais as mulheres do que os homens no mundo. A prevalência de doenças graves da mente é quase 70% maior nas mulheres; elas têm duas vezes mais chances de ser afetadas pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), depressão e síndrome do pânico – segundo a organização americana Anxiety and Depression Association of America (ADAA). Em relação aos transtornos alimentares, elas têm quase dez vezes mais probabilidade do que os homens de serem afetadas. Pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que mulheres que foram expostas a abusos sexuais quando crianças – ou a um parceiro violento quando adultas – são diagnosticadas com depressão em uma taxa muito maior. 

Diante desse cenário, um grande passo para combater esse problema reside na melhora do diagnóstico e do tratamento das condições de saúde da mente feminina. Um dos pilares é a educação, ou seja, fornecer informações de qualidade sobre os transtornos e os tratamentos, além de ações de autocuidado – que podem ser tomadas para prevenir e diminuir a incidência dos diversos transtornos. Para evitar o sofrimento psíquico, é necessário criar momentos para observar os sentimentos, as emoções e os pensamentos que estão dentro de nós. Precisamos, também, falar mais, refletir e transformar o cenário da saúde da mente delas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -