Em sua pagina no Facebook/thaaune postou:
“Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:
Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva.
E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ” olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura”, enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca.
Tirei o turbante e falei “tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.”, Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho.
E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!”#VaiTerTodosDeTurbanteSim
“Apropriação cultural” é um termo utilizado para designar o uso de elementos ligados a outras culturas, de modo considerado inapropriado por quem vive no contexto cultural que estaria sendo apropriado.
A jovem Thauane Cordeiro mora em Curitiba e está em tratamento para leucemia mielóide, que a deixou careca. Thauane é branca e foi criticada pelo uso de turbantes, que são vistos como símbolo de luta do movimento negro e ela usou para melhorar a auto-estima e se sentir mais bonita enquanto dura o tratamento que faz com que o seu cabelo caia.
Polemica
Após a postagem houve muita polêmica no debate sobre apropriação, onde muitas pessoas tanto concordavam quanto discordavam que seria errado usar turbantes mesmo se uma pessoa branca estiver com câncer.
E você o que pensa?
Existem roupas ou acessórios para uso exclusivo de negros, brancos, índios ou qualquer que seja a raça?