Conjunto Morro do São Bento

0
4752

Morro do São Bento, ao lado do Mosteiro que deu nome ao morro, e é base do Complexo Cultural, que é formado pela Casa da Cultura, Teatro de Arena, Teatro Municipal, Cristo Redentor e Santuário das Sete Capelas.

O Complexo Cultural abriga também ruas passarelas, praças, fonte luminosa, mirante, Casa do Rádio Amador, Mosteiro São Bento e Parque Botânico.

Santuário das Sete Capelas.

Foi idealizado pelos monges beneditinos, cada uma dedicada a um padroeiro. A construção se prolongou por quase dez anos.

Construção 1948 – A primeira capela, de Nossa Senhora das Graças.

Construção 1951 – A de São Judas Tadeu.

Construção 1954 – As capelas de Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha.

Construção 1955 – A capela de São Jorge  e encerrando o santuário, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da escadaria – a Capela da Penitência

Cada uma mantém sua individualidade no que se refere ao conjunto arquitetônico, mas formam um interessante conjunto. Dispostas em semi-círculo, as capelas são voltadas para o centro.

É importante notar que as capelas foram edificadas em uma escavação de pedreira, ficando assim o santuário guarnecido em todo o seu perímetro por rocha.

Teatro de arena.

Inaugurado em 1969, idealizado e construído por Jaime Zeiger. Construído numa meia-encosta, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, Jaime Zeiger realizou pesquisas em vários países da Europa e Oriente Médio para a escolha do local ideal: topografia que favoreceria a qualidade acústica do teatro. Este teatro foi o primeiro teatro de arena construído no interior do Estado de São Paulo. A peça Antígona (de Sófacles) foi o primeiro espetáculo teatral apresentado no Teatro de Arena. Em 1986 o teatro sofreu algumas reformas e foi reinaugurado em 1987.

Teatro Municipal

Inaugurado em 1969 com linhas modernas, tem capacidade para 515 pessoas. O estacionamento fica localizado ao lado do teatro e tem capacidade de aproximadamente 40 carros. Por ser um lugar arborizado e amplo, é usado também para eventos culturais.

Com arvores frondosas e abrigo de pássaros e primatas, não é visitada apenas em dias de eventos, mas serve como refugio em região centralizada para estudantes, motoristas que transportam estudantes da região ou para quem busca apenas momentos de relaxamento.