Início Cidades Mercado municipal ( Mercadão)

Mercado municipal ( Mercadão)

- continua após a publicidade -

O Mercado Municipal começou a ser construído em 1899. inaugurado em 1900, o prédio do Mercadão estava localizado no quadrilátero entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e avenida Jerônimo Gonçalves.

Exibia uma arquitetura grandiosa para a década.

Alto, cobertura envidraçada, feito de tijolos de barro, o prédio original do Mercado Municipal difere muito do Mercado Municipal de hoje.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Assim que passou a funcionar, tornou-se um marco para a cidade.

Abastecia muitas famílias de todas as classes sociais da cidade e região.
Durante oito anos o grupo Folena & Cia, concessionário do imóvel, explorou o local, até que a Prefeitura indenizando o grupo em “120 contos de reis” e tomou posse do imóvel

Reconstrução.

O antigo prédio foi atingido pelas enchentes, características da cidade, mas em 7 outubro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, um curto circuito foi o motivo do grande incêndio que destruiu o prédio, tornando-o inabitável.

Comerciantes que atuavam no Mercado, viram-se obrigados a se mudarem para barracas na Av. Francisco Junqueira. O mau cheiro e a falta de higiene eram constantes e por isto foram obrigados a desativar seus comércios por falta de espaço adequado ao tipo de serviço.

A construção de um novo Mercado Municipal.
Após 16 anos da tragédia, o então prefeito, Costábile Romano inaugura o prédio.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A partir do dia 28 de setembro de 1958 o novo prédio do Mercado Municipal retomou impulso econômico e até então se mantém.

No local é possível encontrar desde lanchonetes e pequenos restaurantes que servem salgados, sucos e PF, alem de Box com condimentos nacionais típicos de todos estados brasileiros, e internacionais.

Frutas frescas, queijos, peixe, carne de sol, alem de ração para animais fazem o passeio em seus corredores um despertar de todos os sentidos.

Artesanatos, plantas e flores decorativas e frutíferas, para os amantes do chapéu e bota, para aqueles que não abrem Mao de pescaria de tudo um pouco você encontra no Mercadão

Uma amostra de nossos costumes

Pessoas da região e turistas de outros estados quando visitam a cidade sempre fazem questão de passar pelo local e conhecer um pouco de nossos costumes.

Um misto de cheiros, cores, classes sociais e idades fazem do local um ponto pitoresco da cidade.

Projetado pelo engenheiro Jaime Zeiger, o novo prédio passou a exibir uma arquitetura moderna, inovadora para época. Com 4.150 metros quadrados divididos por um corredor principal, cinco corredores secundários, a parte externa, revestida por pastilhas foi presenteada com a obra do artista Bassano Vaccarini.

Na década de 90, o Mercado Municipal passa a ser responsabilidade da Coderp – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, conta atualmente com 152 boxes, e esta em uma região em que temos a Rodoviária, centro popular de compras e região de comercio popular.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?

Dos 27 vereadores de Ribeirão Preto, 25 vão concorrer à reeleição

Esperamos que os próximos vereadores se preocupem mais com a cidade e seus moradores, do que em oferecer títulos e nome de ruas.