Início Cidades Bosque zoo Fabio Barreto a mata atlântica milenar

Bosque zoo Fabio Barreto a mata atlântica milenar

- continua após a publicidade -

Os zoológicos são espaços onde a população tem a oportunidade única de estar em contato com os animais de diversas espécies da fauna silvestre, admirá-los, conhecer seus hábitos e adquirir empatia e respeito por eles.

Setor de Aves

O recanto das aves é o local onde estão abrigadas diversas espécies de aves de médio e pequeno porte, são psitacídeos (papagaios, periquitos e maritacas), tucanos e gralhas.
Considerando as características das aves, além de preocupar-se com a conservação das espécies o setor tem como objetivo principal a educação ambiental, que é realizada através do atendimento aos visitantes e aos alunos de escolas.
Os estagiários do setor oferecem alimentos a estas aves duas vezes ao dia, é feita a observação diária de todas elas para verificar o comportamento e a saúde das mesmas.
A praça das aves abriga 18 espécies de aves de vários tipos de ambientes como cerrado, campo e floresta, sendo 38 espécimes de aves de rapina, corujas, urubu-rei, seriema, mutuns, cujubi e jacupemba.

Setor de Mamíferos

O zoológico possui cerca de 30 espécies de mamíferos, entre elas há primatas que sempre fazem a alegria dos visitantes, felinos impressionam pelo porte, canídeos e roedores (capivaras e ouriços), animais da ordem artiodátila (cervos, cateto e anta) alem dos elefantes que impressionam a todos e estão muito adaptados por serem animais vindo de circos, mas receberam um espaço apropriado para seu bem estar.

Setor de Répteis
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O setor de répteis preocupa-se com toda a coleção de répteis do zoológico, os que vivem no terrário e aqueles que ficam alojados nos lagos. O Terrário, reinaugurado em 2004, abriga 07 espécie de serpentes não peçonhentas e 04 espécies de serpentes peçonhentas (capazes de inocular ou injetar veneno), 02 espécies de jacarés, 05 espécies de quelônios (tartarugas) e 02 espécies de lagartos, ultrapassando os 200 animais.

Aquário

A estrutura completa conta com mais de mil peixes, de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e 186,5 mil litros de água.

Os tanques abrigam: o recinto do Jacaré do Pantanal, o recinto das Sucuris da Amazônia, os tanques Amazônico, de água doce para peixes da Bacia Amazônica, de Peixes da Bacia do Prata, de Peixes Bacia do Araguaia /Tocantins, de Água Doce para Peixes Carnívoros Predadores dos Rios Brasileiros, Peixes Ornamentais Acarás Amazônicos, Peixes Ornamentais Acarás Amazônicos e Peixes Ornamentais Ciclídeos das Américas.

 Trilhas do Bosque

O Bosque tem dois tipos de mata nativa: uma floresta de árvores frondosas, com copas bem abertas e altas, que dão abrigo a uma infinita variedade de plantas menores – Trilha do Jequitibá. O trecho é remanescente da Mata Atlântica, um dos poucos que ainda restam no interior de São Paulo, e um dos raros em áreas urbanas. Além do jequitibá, outras árvores nativas fazem parte da mata, como o pau-d’alho, o jatobá e a peroba, que é uma madeira de lei e quase foi extinta por causa do desmatamento. A peroba é uma árvore muito resistente, e pode durar séculos. A mais antiga do Bosque, logo na entrada, tem quase 300 anos.

Rua Liberdade S/N – Fone 3636.2545 – quarta-feira a Domingo das 09h00 as 17h00 entrada franca.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Da ala bolsonarista raiz Rodrigo Junqueira traz o PSL para disputa real a prefeitura

Entenda o que esta em jogo nas eleições de 2020, e quais os reais interesses para o futuro de Ribeirão Preto

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida