BRODOWSKI, DE PORTINARI
Entre Ribeirão Preto e Batatais, às margens da Rodovia Cândido Portinari, está localizada a cidade de Brodowski, onde se encontra a casa em que o pintor residiu, e que hoje é um respeitável museu.
Brodowski é uma cidade muito agradável e tranquila, bem cuidada pela atual administração, sendo sempre proveitosa toda e qualquer parada que se faça ao estar na rodovia Cândido Portinari.
A população acolhe com carinho os seus visitantes.
Talvez a maior atração seja a Casa de Portinari, onde o pintor deixou em suas paredes algumas de suas pinturas iniciais.
Na pequena capela que ele construiu no quintal, todos os santos têm a face retratando alguém da família. É uma visita muito interessante.
Está reaberto de 3ª. à domingo, das 10h às 16h.
ASSIM COMEÇOU…
Quando a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro estava criando linhas férreas para o nordeste do Estado paulista, nos de 1890, fazendeiros da região ofereceram àquela ferrovia uma área para a construção de uma Estação, idéia que agradou à Mogiana.
O inspetor geral da Mogiana, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski teve marcante participação na viabilização da proposta.
Ele era um homem forte na Mogiana, técnico de renome, cuja vontade foi respeitada e, em 5 de setembro de 1894 foi inaugurada a Estação com armazém e pátio de manobras.
Em homenagem ao seu ilustre inspetor geral, foi dado à Estação o nome de Engenheiro Brodowski.
OLÍMPIA DE CULTURA
De fama internacional, o Festival de Folclore de Olímpia é a sua manifestação máxima no campo cultural. Preserva e mantém viva a cultura popular incentivando as dezenas de grupos folclóricos locais.
Há, também, o Museu de História e Folclore, a velha Estação Ferroviária, prédios históricos, no artesanato destaque para o ‘serviço americano’ em trançado estrela, cujos trabalhos já receberam prêmios internacionais de‘design’.
A sua prefeitura e a respectiva equipe que cuida do turismo em Olímpia são de excepcional gentileza e atenção para com os visitantes, razão pela qual a cidade merece a sua visita.
Em volta da Estação nasceria a progressista cidade que em 1913 foi criada como Brodowski, hoje uma agradável cidade entre Batatais e Ribeirão Preto, com o título oficial de Município de Interesse Turístico.
OLÍMPIA UMA BOA ESTÂNCIA
O que por Lei se chama “Estância Turística de Olímpia” é uma cidade de 50 mil habitantes, a 430 km da capital, a 50 km de Rio Preto e a 49 km de Barretos.
Talvez seu principal atrativo seja a abundante água termal, com as quais foram criados quatro parques aquáticos termais, todos já reabertos.
Milhares de turistas se deliciam com os maiores complexos de água quente natural. E ainda tem na cidade o Parque dos Dinossauros.
Para atender tanta demanda de turistas perto de 50 bons hotéis e pousadas estão reforçados por 2 resorts, 4 hotéis fazenda e 158 casas de veraneio. São mais de seis mil leitos disponíveis na cidade.