InícioDiversosTurismo bate e volta: Brodowski de Portinari e Estância de Olímpia

Turismo bate e volta: Brodowski de Portinari e Estância de Olímpia

Apesar das restrições atuais, a retomada está sendo realidade

- continua após a publicidade -

BRODOWSKI, DE PORTINARI 

Entre Ribeirão Preto e Batatais, às margens da Rodovia Cândido Portinari, está localizada a cidade de Brodowski, onde se encontra a casa em que o pintor residiu, e que hoje é um respeitável museu. 

Brodowski é uma cidade muito agradável e tranquila, bem cuidada pela atual administração, sendo sempre proveitosa toda e qualquer parada que se faça ao estar na rodovia Cândido Portinari.

A população acolhe com carinho os seus visitantes. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Talvez a maior atração seja a Casa de Portinari, onde o pintor deixou em suas paredes algumas de suas pinturas iniciais. 

Na pequena capela que ele construiu no quintal, todos os santos têm a face retratando alguém da família. É uma visita muito interessante. 

Está reaberto de 3ª. à domingo, das 10h às 16h. 

foto arquivo

ASSIM COMEÇOU… 

Quando a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro estava criando linhas férreas para o nordeste do Estado paulista, nos de 1890, fazendeiros da região ofereceram àquela ferrovia uma área para a construção de uma Estação, idéia que agradou à Mogiana. 

O inspetor geral da Mogiana, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski teve marcante participação na viabilização da proposta. 

Ele era um homem forte na Mogiana, técnico de renome, cuja vontade foi respeitada e, em 5 de setembro de 1894 foi inaugurada a Estação com armazém e pátio de manobras. 

Em homenagem ao seu ilustre inspetor geral, foi dado à Estação o nome de Engenheiro Brodowski. 

arquivo

OLÍMPIA DE CULTURA 

De fama internacional, o Festival de Folclore de Olímpia é a sua manifestação máxima no campo cultural. Preserva e mantém viva a cultura popular incentivando as dezenas de grupos folclóricos locais. 

Há, também, o Museu de História e Folclore, a velha Estação Ferroviária, prédios históricos, no artesanato destaque para o ‘serviço americano’ em trançado estrela, cujos trabalhos já receberam prêmios internacionais de‘design’. 

A sua prefeitura e a respectiva equipe que cuida do turismo em Olímpia são de excepcional gentileza e atenção para com os visitantes, razão pela qual a cidade merece a sua visita. 

Em volta da Estação nasceria a progressista cidade que em 1913 foi criada como Brodowski, hoje uma agradável cidade entre Batatais e Ribeirão Preto, com o título oficial de Município de Interesse Turístico. 

Hot Beach é opção próxima a Ribeirão preto nos finais de semana e feriados.
Hot Beach / Foto: Divulgação

OLÍMPIA UMA BOA ESTÂNCIA 

O que por Lei se chama “Estância Turística de Olímpia” é uma cidade de 50 mil habitantes, a 430 km da capital, a 50 km de Rio Preto e a 49 km de Barretos. 

Talvez seu principal atrativo seja a abundante água termal, com as quais foram criados quatro parques aquáticos termais, todos já reabertos. 

Milhares de turistas se deliciam com os maiores complexos de água quente natural. E ainda tem na cidade o Parque dos Dinossauros. 

Para atender tanta demanda de turistas perto de 50 bons hotéis e pousadas estão reforçados por 2 resorts, 4 hotéis fazenda e 158 casas de veraneio. São mais de seis mil leitos disponíveis na cidade. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -