InícioDiversosTurismo bate e volta: Brodowski de Portinari e Estância de Olímpia

Turismo bate e volta: Brodowski de Portinari e Estância de Olímpia

Apesar das restrições atuais, a retomada está sendo realidade

- continua após a publicidade -

BRODOWSKI, DE PORTINARI 

Entre Ribeirão Preto e Batatais, às margens da Rodovia Cândido Portinari, está localizada a cidade de Brodowski, onde se encontra a casa em que o pintor residiu, e que hoje é um respeitável museu. 

Brodowski é uma cidade muito agradável e tranquila, bem cuidada pela atual administração, sendo sempre proveitosa toda e qualquer parada que se faça ao estar na rodovia Cândido Portinari.

A população acolhe com carinho os seus visitantes. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Talvez a maior atração seja a Casa de Portinari, onde o pintor deixou em suas paredes algumas de suas pinturas iniciais. 

Na pequena capela que ele construiu no quintal, todos os santos têm a face retratando alguém da família. É uma visita muito interessante. 

Está reaberto de 3ª. à domingo, das 10h às 16h. 

foto arquivo

ASSIM COMEÇOU… 

Quando a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro estava criando linhas férreas para o nordeste do Estado paulista, nos de 1890, fazendeiros da região ofereceram àquela ferrovia uma área para a construção de uma Estação, idéia que agradou à Mogiana. 

O inspetor geral da Mogiana, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski teve marcante participação na viabilização da proposta. 

Ele era um homem forte na Mogiana, técnico de renome, cuja vontade foi respeitada e, em 5 de setembro de 1894 foi inaugurada a Estação com armazém e pátio de manobras. 

Em homenagem ao seu ilustre inspetor geral, foi dado à Estação o nome de Engenheiro Brodowski. 

arquivo

OLÍMPIA DE CULTURA 

De fama internacional, o Festival de Folclore de Olímpia é a sua manifestação máxima no campo cultural. Preserva e mantém viva a cultura popular incentivando as dezenas de grupos folclóricos locais. 

Há, também, o Museu de História e Folclore, a velha Estação Ferroviária, prédios históricos, no artesanato destaque para o ‘serviço americano’ em trançado estrela, cujos trabalhos já receberam prêmios internacionais de‘design’. 

A sua prefeitura e a respectiva equipe que cuida do turismo em Olímpia são de excepcional gentileza e atenção para com os visitantes, razão pela qual a cidade merece a sua visita. 

Em volta da Estação nasceria a progressista cidade que em 1913 foi criada como Brodowski, hoje uma agradável cidade entre Batatais e Ribeirão Preto, com o título oficial de Município de Interesse Turístico. 

Hot Beach é opção próxima a Ribeirão preto nos finais de semana e feriados.
Hot Beach / Foto: Divulgação

OLÍMPIA UMA BOA ESTÂNCIA 

O que por Lei se chama “Estância Turística de Olímpia” é uma cidade de 50 mil habitantes, a 430 km da capital, a 50 km de Rio Preto e a 49 km de Barretos. 

Talvez seu principal atrativo seja a abundante água termal, com as quais foram criados quatro parques aquáticos termais, todos já reabertos. 

Milhares de turistas se deliciam com os maiores complexos de água quente natural. E ainda tem na cidade o Parque dos Dinossauros. 

Para atender tanta demanda de turistas perto de 50 bons hotéis e pousadas estão reforçados por 2 resorts, 4 hotéis fazenda e 158 casas de veraneio. São mais de seis mil leitos disponíveis na cidade. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -