InícioEconomiaNão é só autorizar a abertura das lojas

Não é só autorizar a abertura das lojas

Na Jerusalém antiga, a principal via da cidade era a rua do comércio, era o coração da cidade. Quando o coração está parado, não existe vida na cidade.

- continua após a publicidade -

Por Maurício Stainoff*

Na Jerusalém antiga sob o domínio romano, a principal via da cidade era a rua do comércio, tinha o nome de Cardo, era o coração da cidade. Quando o coração está parado, não existe vida na cidade.

“A favor da vida e pelo varejo” deveria ser a premissa de todas as discussões acerca da abertura do comércio no estado de São Paulo.

São temas caros para todos nós e indissociáveis em todos os aspectos da construção de uma política pública eficaz para o comércio, deveriam ser argumentos complementares pois sem vida não há riqueza e sem a possibilidade de gerar a riqueza estamos fadados a degradação das outras esferas dependentes dessa realidade; as políticas públicas de assistência e distribuição de renda foram tragadas pelos maus hábitos da informalidade, da irregularidade e da precariedade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto internet

A liberação de financiamento para as empresas e garantia de emprego tiveram enormes entraves oriundos de um emaranhado de leis tributárias, um excessivo modelo de obrigações acessórias e a ficção do microempresário individual que pretendeu apenas formalizar os informais.

Mas, em meio à pandemia, a solidariedade e a criatividade são presentes, crescem movimentos associativos e cívicos importantes para salvaguardar o comércio local, vemos um rápido movimento de digitalização dos negócios e vivenciamos a mudança do mindset de trabalho, serviço e produtividade.

A regulação do funcionamento e abertura do comércio no período de quarentena tem sido alvo de críticas de inúmeros comerciantes em diversos municípios do Estado, mas pouco se discute o ambiente preparatório para abertura do comércio, pouco ou nada se discute acerca da organização racional do espaço público, discute-se o ambiente da loja, as regras de atendimento, mas pouco se fala do período entre a casa e o comércio ou para o trabalho, ausenta-se um debate que racionaliza o translado saudável das pessoas.

Mapear as zonas com maior densidade de serviços públicos e as de comércio é a primeira recomendação importante, racionalizar o meio de transporte e uso das vias urbanas é uma medida organizacional necessária para a contenção de vetores de transmissão e de aglomeração.

foto internet

Ambas as discussões são preparatórias para a regulação de abertura do comércio local.

O transporte público merece atenção. Limitar à capacidade de lotação dos ônibus municipais e aumento da frota regula da quantidade de pessoas e racionalização do espaço público com alvo na contenção de aglomeração.

Proibição de tráfego de carros e ônibus nas ruas de comércio e liberação de transeuntes no leito carroçável diminui o impacto de adensamento nas calçadas. Criação de zonas de rodízio de veículos em todos os Municípios de São Paulo, organizando não só o dia, mas o horário de circulação de carros deve ser aventado.  

Será através da regulação desses modais de integração entre o indivíduo e o espaço público que criaremos ferramentais para a abertura dos comércios, seja de forma gradual, limitativa ou seletiva.

*Maurício Stainoff é presidente da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -