Home » Especiais » Festival Tanabata » Festival Tanabata tem últimos detalhes definidos

Festival Tanabata tem últimos detalhes definidos

Entre os dias 14 e 16 de julho o Tanabata traz para Ribeirão Preto um pouco da cultura japonesa

O Festival Tanabata, que este ano chega à sua 23ª edição, traz para Ribeirão Preto um pedaço do Japão. E para tratar de detalhes do Festival, a comissão organizadora realizou reunião na manhã desta sexta-feira, dia 9 de junho.

Entre os dias 14 e 16 de julho, no Morro do São Bento, o Festival traz para Ribeirão Preto um pouco da cultura japonesa, um dos países asiáticos mais enigmáticos e fortes em suas tradições e que desperta a curiosidade e o fascínio de milhares de brasileiros, como de tantos ribeirão-pretanos.

No encontro, estiveram presentes representantes da Secretaria da Cultura, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Transerp e da empresa contratada para realizar a segurança do Festival.

A circulação de veículos no Morro do São Bento será alterada a partir do dia 22 de junho para o início da montagem das barracas e dos palcos (tradicional e senenkai).

Para o presidente do Festival Tanabata, Teruo Abe, a 23ª edição será superior às outras edições. “Este ano o Festival se tornou patrimônio cultural imaterial de Ribeirão Preto. É um reconhecimento que o município teve em relação à divulgação da cultura japonesa que deixou nossa colônia muito contente com o reconhecimento da nossa cultura”, afirma Teruo.

Desde o começo do ano, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, esteve à disposição para ajudar na realização do Festival. “Este é um evento importante para cidade, uma tradição que não pode ser esquecida. Todas as manifestações culturais devem ser incentivadas”, afirmou o prefeito.

O Festival

Devido à grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade em 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Por meio das suas várias manifestações artísticas, como danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos, artes marciais, artes plásticas, arranjos florais e o cultivo de árvores em miniaturas, há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Serviço

43ª Festival Tanabata

Dias: 14, 15 e 16 de junho

Local: Morro do São Bento

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N

Comente

Deixe uma resposta