InícioTurismoRafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de...

Rafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de emoção

- continua após a publicidade -

Se descer as corredeiras e quedas do Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, em bote inflável, durante o dia, já é uma aventura e tanto, imagine essa atividade à noite, sob à luz da lua?! Muitos podem pensar que o rafting noturno é só para os experientes, para os corajosos, mas os instrutores afirmam que qualquer pessoa que curte natureza e adrenalina tem todas as condições de fazê-lo. Eles são unânimes em dizer que a luz da lua refletida na água, o visual do rio e da mata das margens com baixa luminosidade e o som dos bichos aguçam os sentidos, o que faz do rafting noturno uma atividade com doses extras de emoção.

Porém, são poucas as oportunidades para esse passeio único em Brotas. É oferecido apenas nas noites de lua cheia, uma vez por mês. A primeira data deste ano é agora dia 19 de janeiro, sábado. Mas as operadores de rafting da capital do turismo de aventura já têm o calendário de 2019 inteiro. Vale ressaltar que, por questões de segurança, a atividade fica sujeita ao volume de água do rio – é feita medição periódica para liberar ou não a descida dos botes. E, geralmente, é mais procurada no verão e na primavera, quando a temperatura da água está mais agradável.

A analista financeiro Maria Madalena Simionatto, moradora de Jundiaí, confirma que não é preciso experiência para fazer rafting noturno. Ela, na sua primeira vez em Brotas, já encarou a aventura à noite e quer repetir. “Nas primeiras quedas, senti um gelinho na barriga, mas a gente vai se acostumando e acaba achando muito tranquilo. Adorei, inclusive o mergulho. A água, apesar de ser à noite, estava uma delícia. Por mim, poderia até ter mais emoção”, diz ela, que curte adrenalina.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, é considerado de nível 3 a 4 – as corredeiras são classificadas, segundo o grau de dificuldade, de 1 (as mais fáceis) a 6 (as mais difíceis e extremamente perigosas). No Brasil, a maior parte das corredeiras é de nível 2 a 4. O percurso do rafting noturno é o mesmo do diurno – entre seis e sete quilômetros – e dura aproximadamente quatro horas (geralmente começa às 19h).

Os solavancos e pulos, que dão emoção à atividade, são garantidos pelas descidas de paredões de pedras. Cada bote inflável desce com um instrutor e até seis turistas. Além de colete salva-vidas e capacete para todos os praticantes, outros equipamentos de segurança são adicionados ao rafting noturno, como lanternas e luz de neon no colete. A equipe de segurança e apoio, que acompanha a descida em botes e caiaques, também é reforçada. Por conta da luminosidade reduzida, principalmente nos trechos em que o rio Jacaré-Pepira é mais fechado pela mata, a descida é mais séria do que a diurna, sem tantas atividades lúdicas.

Natureza

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, é considerado de ótima relação emoção e contato com a natureza. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa acima de 1,20m, mesmo que não saiba nadar. O praticante usa, obrigatoriamente, colete salva-vidas e capacete. E, antes de entrar no rio, recebe instruções de como deve se portar durante todo o trajeto para que o passeio seja emocionante e seguro.

CALENDÁRIO RAFTING NOTURNO 2019

Janeiro: 19/01

Fevereiro: 16/02

Março: 23/03

Abril: 20/04

Maio: 18/05

Junho: 15/06

Julho: 13/07

Agosto: 17/08

Setembro: 14/09

Outubro: 12/10

Novembro: 09/11

Dezembro: 14/12

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Finalistas do Concurso de Bandas do João Rock se apresentam neste sábado em novo local

Evento será na Arthouse em Ribeirão Preto e, além da grande final, terá shows da Banda Chavala e do coletivo Tutu Djs

Eisenbahn monta megaoperação de chope para o João Rock 2024

Patrocinadora master do festival, a marca premium do Grupo HEINEKEN levará 50 mil litros de chope para o evento

Ouro, prata e bronze: 3.483 estudantes da região de Ribeirão Preto são medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática de SP

Mais de 127 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados em todo Estado

Centro universitário promove mutirão gratuito no próximo domingo para declaração do imposto de renda da população

Realizado no Parque Über Sul no dia 26, das 9h às 12h, evento realizado pela Estácio também vai oferecer orientações de carreira, elaboração de currículos, atividades pedagógicas, nutricionais, físicas, entre outras

 João Rock: o que pode e o que é proibido levar ao festival?

Evento será realizado no dia 08 de junho, em Ribeirão Preto/SP, e conta com mais de 30 atrações em quatro diferentes palcos
- PUBLICIDADE -