Início Turismo Rafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de...

Rafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de emoção

- continua após a publicidade -

Se descer as corredeiras e quedas do Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, em bote inflável, durante o dia, já é uma aventura e tanto, imagine essa atividade à noite, sob à luz da lua?! Muitos podem pensar que o rafting noturno é só para os experientes, para os corajosos, mas os instrutores afirmam que qualquer pessoa que curte natureza e adrenalina tem todas as condições de fazê-lo. Eles são unânimes em dizer que a luz da lua refletida na água, o visual do rio e da mata das margens com baixa luminosidade e o som dos bichos aguçam os sentidos, o que faz do rafting noturno uma atividade com doses extras de emoção.

Porém, são poucas as oportunidades para esse passeio único em Brotas. É oferecido apenas nas noites de lua cheia, uma vez por mês. A primeira data deste ano é agora dia 19 de janeiro, sábado. Mas as operadores de rafting da capital do turismo de aventura já têm o calendário de 2019 inteiro. Vale ressaltar que, por questões de segurança, a atividade fica sujeita ao volume de água do rio – é feita medição periódica para liberar ou não a descida dos botes. E, geralmente, é mais procurada no verão e na primavera, quando a temperatura da água está mais agradável.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A analista financeiro Maria Madalena Simionatto, moradora de Jundiaí, confirma que não é preciso experiência para fazer rafting noturno. Ela, na sua primeira vez em Brotas, já encarou a aventura à noite e quer repetir. “Nas primeiras quedas, senti um gelinho na barriga, mas a gente vai se acostumando e acaba achando muito tranquilo. Adorei, inclusive o mergulho. A água, apesar de ser à noite, estava uma delícia. Por mim, poderia até ter mais emoção”, diz ela, que curte adrenalina.

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, é considerado de nível 3 a 4 – as corredeiras são classificadas, segundo o grau de dificuldade, de 1 (as mais fáceis) a 6 (as mais difíceis e extremamente perigosas). No Brasil, a maior parte das corredeiras é de nível 2 a 4. O percurso do rafting noturno é o mesmo do diurno – entre seis e sete quilômetros – e dura aproximadamente quatro horas (geralmente começa às 19h).

Os solavancos e pulos, que dão emoção à atividade, são garantidos pelas descidas de paredões de pedras. Cada bote inflável desce com um instrutor e até seis turistas. Além de colete salva-vidas e capacete para todos os praticantes, outros equipamentos de segurança são adicionados ao rafting noturno, como lanternas e luz de neon no colete. A equipe de segurança e apoio, que acompanha a descida em botes e caiaques, também é reforçada. Por conta da luminosidade reduzida, principalmente nos trechos em que o rio Jacaré-Pepira é mais fechado pela mata, a descida é mais séria do que a diurna, sem tantas atividades lúdicas.

Natureza

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, é considerado de ótima relação emoção e contato com a natureza. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa acima de 1,20m, mesmo que não saiba nadar. O praticante usa, obrigatoriamente, colete salva-vidas e capacete. E, antes de entrar no rio, recebe instruções de como deve se portar durante todo o trajeto para que o passeio seja emocionante e seguro.

CALENDÁRIO RAFTING NOTURNO 2019

Janeiro: 19/01

Fevereiro: 16/02

Março: 23/03

Abril: 20/04

Maio: 18/05

Junho: 15/06

Julho: 13/07

Agosto: 17/08

Setembro: 14/09

Outubro: 12/10

Novembro: 09/11

Dezembro: 14/12

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Nova assinatura do fim da Submissão: Sábado comercio reabre

O prefeitinho capacho agora vem como salvador da pátria e bom moço, mas a população não pode esquecer 120 de humilhação

Bolsonaro assina MP para viabilizar vacina contra covid-19

Pesquisadores do Reino Unido publicaram um artigo confirmando a eficácia da vacina contra COVID-19 que está sendo testada e será produzida no Brasil

Lei acaba com tarifa de embarque internacional

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, nova regra foi comemorada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

Possível reabertura do Comércio Varejista já no sábado (8) em Ribeirão Preto

Nota da redação: " nunca presenciamos um SINCOVARP e CDL tão submisso, o que faria antigos presidentes da entidade a se envergonharem dos atuais"

SP autoriza restaurantes abertos até 22h na fase amarela da retomada

A liberação vale para os municípios que estão há mais de 14 dias na mesma categoria. Portanto não é valido para Ribeirão Preto que entrará agora na fase
- PUBLICIDADE -