Passo a passo para tirar o CPF Online de maneira gratuita durante o isolamento social

Desde o dia 14 de abril a Receita Federal liberou a inscrição dos usuários no sistema do Cadastro de Pessoa Física - CPF por meio da internet de maneira gratuita.

0
2271
divulgação

Desde o dia 14 de abril a Receita Federal liberou a inscrição dos usuários no sistema do Cadastro de Pessoa Física – CPF por meio da internet de maneira gratuita.

O documento é exigido para aquelas pessoas que precisam solicitar o auxílio emergencial. Antes o usuário precisava ir até a Receita Federal, Banco do Brasil e Correios para solicitar o CPF e ainda era cobrado uma taxa de R$7,00.

Com a nova regra a inscrição para o CPF pode ser feita remotamente e de maneira gratuita pela internet, dessa maneira evita-se formar filas destravar os pedidos do auxílio emergencial que estão pendentes por não ter esse dado no sistema. Mas afinal como fazer o pedido do CPF Digital? O contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal, ir em:

Serviços → Serviços em destaque → Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil

Na seguinte página o usuário deverá ir em “Onde→ “Situação” e em seguida “Online”, o usuário será redirecionado a uma página onde deverá preencher um formulário, uma vez preenchido o mesmo será levado a página onde será possível visualizar o número do documento.

Em caso de dúvidas os usuários podem baixar o aplicativo CPF Digital que disponibiliza de um chat de inteligência artificial que auxilia os usuários na hora por exemplo de preencher a Declaração do Imposto de Renda além de poder visualizar o número do CPF.