InícioTecnologiaNa volta do ORKUT o que não pode faltar?

Na volta do ORKUT o que não pode faltar?

- continua após a publicidade -

“A volta do Orkut propõe conexões mais reais, e isso pode ter grandes impactos para a forma como nos relacionamos nas mídias sociais”, diz Aline Bak

Na última quarta-feira, para a surpresa de muitos usuários, a rede social Orkut, fundada em 2004, foi reativada. Quando as pessoas acessam o site, elas se deparam com uma carta escrita pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, fundador da plataforma, que lançou um manifesto defendendo a volta da rede social e como ela pretende operar.

”Um dos principais pontos mencionados na carta, é que a ideologia da marca é voltada em estabelecer conexões mais concretas e reais”, diz a especialista em assuntos digitais Aline Bak. “Vamos nos recordar que, quando o Orkut começou como a primeira rede social, em 2004, além de conectar pessoas, o princípio era formar comunidades de pessoas em assuntos diversos e trazer à tona debates mais saudáveis”, ressalta Aline.

Aline Bak lembra que, em sua trajetória, o Orkut teve mais de 300 milhões de usuários e trazia muitas ferramentas de interação entre as pessoas, e que ainda hoje são mencionadas em outras mídias, como por exemplo a função de “Depoimentos” que possibilitava um ranking de mensagens para deixar aos amigos e em diferentes perfis, como também, “Ver quem visitou seu perfil”, função que foi muito pedida, aliás, pelos usuários do Instagram e do Facebook. 

“ As mídias sociais como um todo estão passando por mudanças, e um ponto muito intrigante é como a estratégia para divulgação da retomada do Orkut está sendo planejada”, continua Aline. “Não vamos nos esquecer de que o anúncio do Orkut aconteceu dois dias após o Twitter ter sido comprado por Elon Musk”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Além disso”, continua Aline, “existe muitas informações nas entrelinhas dessa carta, sendo que o criador do Orkut menciona a importância da proteção de dados”, enfatiza.

“A expectativa sobre o Orkut é alta”, diz Aline. “Toda essa discussão abre espaço para um questionamento: mesmo com a nova abordagem, defendida por Orkut, será que é possível construir lugares mais educativos e construtivos no ambiente digital? Esse novo modelo, se ocorrer como o prometido, pode abrir espaço para alterações de funcionamento e operação de outras redes”, finaliza Aline. “Vamos aguardar”.

Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/

Nota oficial

Hello!

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Inscreva-se abaixo para receber atualizações e seja o primeiro a saber.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz
- PUBLICIDADE -