InícioTecnologiaNa volta do ORKUT o que não pode faltar?

Na volta do ORKUT o que não pode faltar?

- continua após a publicidade -

“A volta do Orkut propõe conexões mais reais, e isso pode ter grandes impactos para a forma como nos relacionamos nas mídias sociais”, diz Aline Bak

Na última quarta-feira, para a surpresa de muitos usuários, a rede social Orkut, fundada em 2004, foi reativada. Quando as pessoas acessam o site, elas se deparam com uma carta escrita pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, fundador da plataforma, que lançou um manifesto defendendo a volta da rede social e como ela pretende operar.

”Um dos principais pontos mencionados na carta, é que a ideologia da marca é voltada em estabelecer conexões mais concretas e reais”, diz a especialista em assuntos digitais Aline Bak. “Vamos nos recordar que, quando o Orkut começou como a primeira rede social, em 2004, além de conectar pessoas, o princípio era formar comunidades de pessoas em assuntos diversos e trazer à tona debates mais saudáveis”, ressalta Aline.

Aline Bak lembra que, em sua trajetória, o Orkut teve mais de 300 milhões de usuários e trazia muitas ferramentas de interação entre as pessoas, e que ainda hoje são mencionadas em outras mídias, como por exemplo a função de “Depoimentos” que possibilitava um ranking de mensagens para deixar aos amigos e em diferentes perfis, como também, “Ver quem visitou seu perfil”, função que foi muito pedida, aliás, pelos usuários do Instagram e do Facebook. 

“ As mídias sociais como um todo estão passando por mudanças, e um ponto muito intrigante é como a estratégia para divulgação da retomada do Orkut está sendo planejada”, continua Aline. “Não vamos nos esquecer de que o anúncio do Orkut aconteceu dois dias após o Twitter ter sido comprado por Elon Musk”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Além disso”, continua Aline, “existe muitas informações nas entrelinhas dessa carta, sendo que o criador do Orkut menciona a importância da proteção de dados”, enfatiza.

“A expectativa sobre o Orkut é alta”, diz Aline. “Toda essa discussão abre espaço para um questionamento: mesmo com a nova abordagem, defendida por Orkut, será que é possível construir lugares mais educativos e construtivos no ambiente digital? Esse novo modelo, se ocorrer como o prometido, pode abrir espaço para alterações de funcionamento e operação de outras redes”, finaliza Aline. “Vamos aguardar”.

Sobre Aline Bak: Aline Bak é especialista em marketing de influência digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e exclusivo. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/alinebak_/

Nota oficial

Hello!

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Inscreva-se abaixo para receber atualizações e seja o primeiro a saber.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agora sem o que fazer camara de Ribeirão Preto oferece titulo de cidadão Ribeirão-pretano a melancia

Homenagem a oficial do Exército teve desfile de blindados e banda militar, mas a pergunta é o que o senhor General Amin Naves fez de efetivo para nossa cidade a não ser trair a confiança daqueles que adimiravam a instituição?

Finalistas do Concurso de Bandas do João Rock se apresentam neste sábado em novo local

Evento será na Arthouse em Ribeirão Preto e, além da grande final, terá shows da Banda Chavala e do coletivo Tutu Djs

Eisenbahn monta megaoperação de chope para o João Rock 2024

Patrocinadora master do festival, a marca premium do Grupo HEINEKEN levará 50 mil litros de chope para o evento

Ouro, prata e bronze: 3.483 estudantes da região de Ribeirão Preto são medalhistas da primeira edição da Olimpíada de Matemática de SP

Mais de 127 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram premiados em todo Estado

Centro universitário promove mutirão gratuito no próximo domingo para declaração do imposto de renda da população

Realizado no Parque Über Sul no dia 26, das 9h às 12h, evento realizado pela Estácio também vai oferecer orientações de carreira, elaboração de currículos, atividades pedagógicas, nutricionais, físicas, entre outras
- PUBLICIDADE -