Início Tecnologia Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

- continua após a publicidade -

Usuários da rede social Instagram no Brasil perceberam hoje (17) uma importante mudança. Entre os recursos da plataforma o número de “curtidas”, também conhecidas como “likes” que uma publicação recebe, não fica mais visível para todos os usuários. O tema foi um dos mais discutidos do dia em outra rede social, o Twitter, e esteve entre os mais buscados no Google.

A mudança no Brasil está entre os testes anunciados em abril deste ano durante um evento de desenvolvedores do Facebook, empresa controladora do Instagram.

A experiência faz parte de uma série de medidas que o Instagram vem anunciando nos últimos meses para combater práticas nocivas na rede, como o discurso de ódio ou o bullying na web. Tais ações são uma resposta a críticas recebidas pela plataforma de que sua arquitetura e lógica de funcionamento favoreceriam um ambiente prejudicial ao bem-estar de seus integrantes.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Um estudo da Sociedade Real para a Saúde Pública, realizado em 2017, apontou o Instagram como a pior rede social para o bem-estar e a saúde mental de adolescentes. Segundo o estudo, o Instagram tem impactos importantes em adolescentes, provocando ansiedade, depressão e solidão, além de outros efeitos como na autoimagem dos jovens a partir da lógica das fotos.

Felipe Neto, empresário com canais populares em redes sociais, esteve entre os que vocalizaram essa análise. Ele afirmou que a medida pode mudar a forma como a internet funciona. “O Instagram virou uma rede social tão de fomento à vaidade, ao ego que se transformou em um vírus. É um lugar muito mais negativo do que positivo. Tirar os likes vai ser interessante. Vai ser interessante tirar as disputas”, comentou em um vídeo postado em seus canais.

Além dos testes retirando a visibilidade pública das curtidas, a empresa anunciou algumas outras ações voltadas a coibir essas práticas. Neste mês, em uma nota, o diretor Adam Mosseri informou a implantação de uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para questionar o usuário sobre seu conteúdo antes de postá-lo, se o sistema considerar que este pode ser ofensivo.

“Testes preliminares desse recurso mostraram que ele encoraja algumas pessoas a rever os comentários e compartilhar algo que gere menor dano, uma vez que elas tiveram a chance de refletir”, disse Mosseri no comunicado, divulgado no dia 8 de julho.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Outra derrota do Botafogo deixa o projeto da serie A distante

Agora, o Pantera busca a reabilitação contra o Londrina, na terça-feira (20), às 19h15, no estádio Santa Cruz.

Programa Direção Segura autua oito motoristas em Cravinhos

Blitz de fiscalização da Lei Seca foi realizada entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado (17); Ao todo, 288 veículos foram fiscalizados

Caixa e Banco do Brasil iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Para o participante saber se tem direito às cotas, basta acessar o portal

Sesc Ribeirão apresenta espetáculo de dança inspirado na vida da poetisa Sylvia Plath

Dança em Dobro acontece no dia 23 de agosto, sexta, a partir das 20h, com apresentações do Studium Carla Petroni e da Cia. Lusco Fusco

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto promove “Tarde Beneficente”

Todo evento é organizado por membros do Grupo de Voluntariado Arco Íris

Habitação entrega casas para famílias de Guatapará

Nesta sexta-feira, 16 de agosto, a Secretaria de Estado da Habitação entrega 97 unidades habitacionais na cidade de Guatapará. O Governo do Estado, através...

Enquanto senado vota abuso de autoridade vereador e apresentador são assaltados em RP

Os Bandidos agiram rapidamente e fugiram em poucos minutos.

Copa Educa Judô agita cidade de Morro Agudo

Consolidado, evento deve receber mais de 60 instituições e mil atletas

ENCONTRO NACIONAL DO PSL DE JAIR BOLSONARO

A mobilização é uma ação da executiva nacional que tem o objetivo de dobrar o número de filiados

Palocci relatou em delação repasses ilegais a Lulinha, amante Gleisi e quadrilha do...

Palocci declarou que parte dessas negociações era realizada por ele com João Vaccari, ex-tesoureiro do PT
- PUBLICIDADE -