Reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan e o presidente da Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, Sandro Scarpelini, participam na segunda-feira (29), da solenidade de lançamento do Edital de Licitação para a concessão do uso de lotes do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto para empresas de base tecnológica.
O evento será transmitido por videoconferência da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Os tamanhos dos seis lotes variam de 869 metros quadrados a 4.085 metros quadrados, localizados na área da avenida Virgílio Soeira, destinados para a instalação de empresas inovadoras.
O edital ficará aberto por 90 dias, a contar do seu lançamento.
Para a ocupação da área, as empresas devem, necessariamente, ser de base tecnológica.
“Para a caracterização como empresa de base tecnológica, analisa-se o grau de inovação da empresa, que pode ser atestado por aspectos como o histórico de cooperação com universidades, posse de patentes, projetos de pesquisa e desenvolvimento aprovados junto a órgãos de fomento ou aporte de capital de fundos de investimento”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
A concessão será por um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20.
“Os lotes não são comercializados, mas passam por uma cessão onerosa. A Universidade de São Paulo, que é a detentora do terreno, faz a concessão de uso mediante ao pagamento mensal de taxas e, em contrapartida, as empresas podem montar suas instalações e ocupar a área”, explica. O valor mínimo mensal por metro quadrado é de R$ 4,00.
Expansão
Essa primeira concessão de lotes integra a fase de expansão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, juntamente com a urbanização dos lotes e a implantação do Container Park. Ao todo, o complexo contará com 126 lotes com tamanhos que variam de 600 a 4.000 m², aproximadamente. As empresas instaladas podem obter redução nas alíquotas de ISS, IPTU, ITBI, taxas municipais e utilização de crédito acumulado de ICMS.
Além disso, a proximidade com a universidade contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresarial, unindo empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos de forma articulada e sistêmica.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.