Início Tecnologia A ocupação dos postes nos centros urbanos será tema de debate no...

A ocupação dos postes nos centros urbanos será tema de debate no VIII Congresso RTI de Provedores de Internet

- continua após a publicidade -

Com o crescimento de acesso à rede e telecomunicações, um dos grandes desafios nas áreas urbanas é dar conta de tantos cabos aparentes. Um dos pontos mais polêmicos é a ocupação dos postes nos centros urbanos, problema que tende a se agravar com a rápida expansão dos provedores regionais.

Diante desse cenário, o VIII Congresso RTI de Provedores de Internet, que será realizado nos dias 8 e 9 de agosto em Ribeirão Preto vai realizar um painel de debates inédito sobre compartilhamento de postes, que vai discutir as regras e os processos de fiscalização, os resultados dos despachos recentes da Comissão de Arbitragem da Anatel e Aneel para mediar os conflitos, além de apresentar cases de sucesso sobre o tema.

Um desses cases é o projeto de ordenamento das redes aéreas (postes e estações radiobase de telefonia móvel) que vem sendo realizado na cidade de Bauru, interior de São Paulo. O projeto prevê a retirada de todos os cabos e fios dos sistemas de redes, soltos ou caídos na cidade, até o final do ano, além do mapeamento e correção dos pontos que tenham cabos baixos para o tráfego de veículos de até 4,40 m.

Na ocasião, Carlos Augusto Ramos Kirchner, presidente do Coinfra (Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru), vai detalhar as etapas de planejamento desse trabalho, o envolvimento da população no apontamento de áreas da cidade em que o ordenamento é necessário e os resultados obtidos. “O objetivo é melhorar a imagem de desleixo e desordem, além de evitar risco à segurança da população”, afirma Kirchner.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além da Coinfra de Bauru, participarão do painel os representantes da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista).

Sobre o congresso – Ribeirão Preto foi escolhida para sediar o VIII Congresso RTI de Provedores de Internet em função do crescimento desse mercado na região. Além disso, a cidade se localiza próxima a importantes centros de negócios, tais como Franca, Barretos, São Carlos e São João da Boa Vista, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. “A região também é um dos principais centros universitários e de pesquisa, gerador de tecnologia e mão de obra qualificada, o que credencia o município para receber o evento”, explica Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora do Congresso.

Direcionado para engenheiros, analistas de sistemas, instaladores, prestadores de serviços e empresários, o evento também abordará, em sua grade de palestras, temas como fibra óptica, linhas de crédito, gestão para provedores, regulamentação, Internet das Coisas (IoT), wireless, cabeamento, entre outros. Além disso, a oitava edição da feira vai mostrar as últimas novidades do setor. Oferecerá também um painel de empreendedorismo e um posto de atendimento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para esclarecer as dúvidas dos provedores.

 

Mercado em crescimento – O Brasil encerrou fevereiro de 2018 com 29,25 milhões de acessos de banda larga fixa ativos, aumento de 2,32 milhões (+8,64%) em doze meses. Na comparação com janeiro deste ano, o crescimento foi de 41,62 mil acessos (+ 0,14%).

Em doze meses, os provedores regionais foram responsáveis por mais de dois terços do aumento da banda larga fixa no país, passando de 3,05 milhões de acessos para 4,67 milhões (+53,19%).

Os pequenos provedores de acesso à Internet estão ganhando espaço no mercado e se tornando a principal força para o crescimento dos serviços de telecomunicações. São Paulo é o estado com maior número de provedores de Internet do país. São quase 3200, do total de 7209 empresas operadoras SCM com licença da Anatel, em sua maioria atuando nos pequenos municípios do interior paulista.

Monica Carpenter afirma que a reunião de empresários, prestadores de serviço, profissionais da engenharia, pesquisadores, representantes governamentais, entre outros players desse segmento, fará do VIII Congresso RTI de Provedores de Internet o catalisador das informações e tecnologias voltadas à geração de negócios.

 

Serviço: VIII Congresso RTI de Provedores de Internet

Data: dias 8 e 9 de agosto

Local: Centro de Eventos – Ribeirão Shopping
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540

Jardim Nova Alianca, Ribeirão Preto – SP

Informações e inscrições pelo site:
http://rtiprovedoresdeinternet.com.br/8/

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Entidade pede ao STF liberação de cocaína para combater Covid-19

Ivermectina, cloroquina são um perigo para a saúde, mas a cocaína é a salvação na pandemia.

Governador do Texas Anuncia Fim das Restrições e Abertura Total da Economia

O governador também anunciou o fim do uso obrigatório de máscaras no Texas.

Lira: acordo com governadores destina R$ 14,5 bi para saúde

Será criado grupo para acompanhar fabricação de vacina no Brasil

Conselho Federal de Medicina Pressiona Conselhos Regionais Que São Contrários aos Lockdowns

Um grupo de mais de trezentos médicos divulgou um manifesto afirmando que a direção do Conselho Federal de Medicina tem pressionado os conselhos regionais

Número de bilionários dispara na China durante a pandemia

Eles espalharam os pregos na estrada e vendem o remendo, o mundo agradece enquanto eles ficam mais poderosos.
- PUBLICIDADE -