Evento acontece no dia 2 de agosto com o objetivo de integrar profissionais e comunidade para incentivar o aleitamento materno
Estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que ocorrerá no dia 2 de agosto de 2024, das 7h30 às 12h30, no anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá. O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenadoria de Aleitamento Materno, e faz parte das comemorações do Agosto Dourado. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link.
“A semana tem como objetivo integrar os profissionais de saúde e toda a comunidade para incentivar o aleitamento materno”, explicou a enfermeira Lilian D. Pimenta Nogueira, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde.
Apresentação
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) começou em 1992, em resposta às necessidades de otimizar os princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde então, a SMAM é comemorada anualmente em todo o mundo, representando um esforço para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. A Semana Mundial é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA) e, desde sua criação, aborda temas relacionados ao aleitamento materno a cada ano.
Em Ribeirão Preto, as atividades comemorativas da SMAM ocorrem anualmente desde 1996. Neste ano, o tema indicado pela WABA será: “Amamentação: apoie em todas as situações”. A #SMAM2024 terá como foco a sobrevivência, a saúde e o bem-estar em todas as situações, destacando a necessidade de melhorar o apoio à amamentação e reduzir as desigualdades na sociedade, especialmente em tempos de emergências e crises. O tema está alinhado com a área temática 2 da campanha WABA-SMAM-ODS 2030.
Objetivos da SMAM
- INFORMAR sobre as desigualdades no apoio à amamentação e seus indicadores;
- PROMOVER ações para reduzir as desigualdades no apoio à amamentação, com foco em grupos vulneráveis;
- CONSOLIDAR a amamentação como um fator que contribui para diminuir disparidades na sociedade;
- ENVOLVER líderes e organizações para colaborar e apoiar a amamentação.
A amamentação pode ser um fator de igualdade na sociedade, e esforços devem ser feitos para garantir que todos tenham apoio e oportunidade para amamentar. É essencial que ninguém seja deixado para trás, especialmente as mães vulneráveis que podem precisar de apoio adicional para a prática da amamentação. Todos os agentes da cadeia de apoio podem colaborar na amamentação, diminuindo as situações de disparidade e reduzindo as desigualdades.
Serviço
Encontro Municipal de Aleitamento Materno
- Data: 02 de agosto de 2024
- Local: Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá
- Endereço: Rua Ramos de Azevedo, 423
- Horário: 7h30 às 12h30
- Inscrições: Clique aqui
- Programação: Em breve
Para mais informações, acesse o site oficial do evento ou entre em contato pelas redes sociais.