Teich não é Messias, mas faz mortos ressuscitarem em Manaus

O secretario de saúde do Amazonas, reconheceu o erro de casos repassado ao ministério, e voltou atrás nas informações. E DAI?

0
1311
foto ebc

Após a chegado do ministro da saudei em Manaus, a pandemia parecer ter se estabilizado.

Um novo balanço com dados atualizados às 20h de hoje sobre os casos de covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, fez “desaparecer” no Amazonas uma morte e 71 casos informados mais cedo na atualização de dados estaduais divulgada 5 horas antes.

Numero de casos e vitimas fatais caíram

No balanço das 15h, secretaria de saúde do estado informou que havia 7.313 casos confirmados e 585 mortes causadas pelo novo coronavírus no Amazonas. Cinco horas depois, esses números caíram para 7.242 e 584, respectivamente.

Não houve explicação para a mudança para menos de casos.

arquivo

O detalhe que chama a atenção é que em todas as demais unidades da federação, ou houve aumento, ou o número de casos se manteve o mesmo em relação ao balanço anterior.

Ministério informou que o erro ocorreu no envio de dados pela Secretaria de Saúde do Amazonas, que “informou ao Ministério da Saúde, às 13h12, um total de 7.313 casos e 585 óbitos confirmados pela doença, o que foi veiculado nacionalmente por meio das plataformas oficiais do Ministério da Saúde na atualização nacional diária da tarde, às 15h.”

Ao informar os dados por municípios, às 18h08, a supracitada Secretaria reportou um erro na contagem do número de casos do município de Juruá, corrigindo a quantidade total de casos de covid-19 para 7.242 e de óbitos para 584 (números que foram confirmados pelos veículos de comunicação oficial)

Estranho é a secretaria de Saúde, reconhecer que errou e diminuiu os casos, mediante a presença do ministro.
Talvez o ministro Teich, precise se multiplicar e visitar todos estados e assim a pandemia estabilizara.