InícioSaúdeSetembro Vermelho: Cuide do Seu Coração

Setembro Vermelho: Cuide do Seu Coração

- continua após a publicidade -

O Setembro Vermelho visa conscientizar a população sobre a principal causa de óbitos no Brasil. Dessa forma, a campanha espera diminuir consideravelmente o número de casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares. A campanha acontece esse mês por ser comemorado o Dia Mundial do Coração em 29/09.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil incidem cerca de 720 paradas cardíacas diariamente, uma média anual de 300 mil casos, sendo que cerca 30% deste total, são fatais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames.

Colesterol alto, hipertensão, tabagismo, sedentarismo, diabetes e obesidade são alguns fatores que aumentam o risco de um evento cardiovascular, todos associados aos hábitos do dia a dia.

“O principal motivo que leva os brasileiros à morte são as doenças do coração e da circulação do sangue como o infarto, o AVC, arritmias, pericardite, doença arterial coronariana e cardiomiopatias. Apesar da doença obstrutiva coronariana usualmente se apresentar no sexo feminino um pouco mais tarde, ela ainda representa o acometimento cardíaco mais importante. Ela é a principal causa de óbito na população brasileira juntamente com a hipertensão arterial que também tem alta prevalência, podendo levar à insuficiência renal, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca”, conta o cardiologista, Dr. Davi Le Bihan, do corpo clínico do Delboni Auriemo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sintomas

Alguns sinais são indicadores de possíveis doenças no coração, como: falta de ar em repouso ou cansaço excessivo durante o esforço físico, palpitações, dores ou queimações no peito, inchaço nas pernas e formigamento no braço esquerdo.

“O stress também é citado como um dos principais fatores de risco que podem causar o infarto e levar a morte, mas depende se associado aos outros aspectos. A prevenção e controle de stress e depressão são fundamentais para prevenção de doenças cardiovasculares, por isso é essencial manter a avaliação cardiológica e os exames em dia”, enfatiza.

Entretanto, é importante frisar que o paciente pode ser completamente assintomático. A hipertensão arterial, o diabetes e a dislipidemia (níveis de gorduras elevados no sangue), que são fatores importantes para o desenvolvimento de doenças do coração, não apresentam sintomas na maioria das vezes e, por isso, é fundamental consultar o cardiologista regularmente.

Prevenção

São cerca de 80 mil mortes anualmente e muitas mortes ou sequelas irreversíveis poderiam ser evitadas se detectar as doenças logo no começo com avaliações periódicas. Por isso, a realização de consultas anuais é imprescindível revelar possíveis doenças que estejam na fase inicial, assim como o acompanhamento regular com cardiologista para quem já apresenta fatores de risco.

Exames de sangue já podem indicar alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionadas aos fatores de risco. O eletrocardiograma também alerta para possíveis doenças coronárias ou arritmias cardíacas. A partir disso, os médicos podem averiguar e designar exames mais complexos.

Além disso, algumas mudanças de hábitos são importantes, como: praticar esportes periodicamente, a redução do sal e uma alimentação balanceada, peso estável, cortar alimentos processados, dormir bem e não fumar.

Para saber mais sobre o tema, sugerimos o cardiologista Davi Le Bihan, do corpo clínico do Delboni Auriemo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -