InícioSaúdeDia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

- continua após a publicidade -

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração (WHF – World Heart Federation), o objetivo é conscientizar a população quanto aos problemas cardiovasculares, fatores de risco para a doenças, e sobretudo incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, atingindo 17,9 milhões de pessoas a cada ano. Em maio de 2012, os líderes mundiais assumiram o compromisso de reduzir a mortalidade global de doenças não transmissíveis em 25% até 2025. As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase metade de todos os óbitos desse rol de doenças não transmissíveis.

No Brasil, os números também são muito relevantes, segundo o Ministério da Saúde, em torno de 300 mil pessoas sofrem de infarto agudo do miocárdio a cada ano, sendo 30% desses casos, fatais.

arquivo

As doenças cardiovasculares envolvem tanto o coração quanto os vasos sanguíneos, são elas: doença coronariana, doença cerebrovasculares, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os principais fatores de risco, são: hipertensão, diabetes, dislipidemia, histórico familiar, estresse, tabagismo, uso de drogas ilícitas, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. Sabe-se que controlando os fatores de risco, podemos reduzir essas mortes prematuras em média de 80%.

Isso envolve mudanças nos hábitos de vida diária, melhorando sobretudo a qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ainda, a prática de atividades físicas regularmente, juntamente com uma alimentação balanceada, com baixas concentrações de sódio e açúcar, além de  exames regulares.

Quando o diagnóstico é realizado precocemente as chances de tratamento e controle aumentam substancialmente, promovendo um aumento da expectativa de vida dessa população.  

O Ministério da Saúde juntamente com o Hospital do Coração (Hcor) em 2018, elaboraram a Dieta Cardioprotetora Brasileira, que visa orientar a população quanto ao consumo adequado dos alimentos. A cartilha classifica os alimentos em cores, alimentos classificados com a cor verde devem ser consumidos em grande quantidade; os alimentos classificados em amarelo, devem ser consumidos de forma moderada; enquanto isso, os alimentos classificados em azul devem ser ingeridos em pequena quantidade e os alimentos classificados em vermelho devem ser evitados. A dieta cardioprotetora brasileira pode ser encontrada no link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf

arquivo

Autoras:

Fernanda M. Cercal Eduardo é coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Thayse Zerger Gonçalves Dias é tutora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🕊️ Tragédia em Festa de Casamento: Noiva Morre Afogada em Piscina em Limeira 🕊️

Um momento de celebração se transformou em tragédia quando Elisangela Gazano, de 38 anos, faleceu afogada na piscina de sua própria festa de casamento em Limeira

📉 Em Abril, Real Desvaloriza Mais que o Peso Argentino Frente ao Dólar 💵

Nas primeiras duas semanas de abril, o real brasileiro sofreu uma desvalorização frente ao dólar quase três vezes maior do que a do peso argentino.

🎶 Iguatemi Ribeirão Preto traz de volta o ‘Iguatemi Music’ com Música ao Vivo às Quintas e Sextas-feiras! 🎵

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, às 19h, o Iguatemi Ribeirão Preto convida seus clientes para uma experiência única no Open Mall (Piso Superior) com o retorno do Iguatemi Music.

🎉 ShoppingSantaÚrsula Celebra os 50 Anos da Multiplan com Exposição Especial! 🏢

O ShoppingSantaÚrsula está em festa para comemorar os 50 anos da Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país!

ERP nuvem e sistemas especializados da TOTVS apoiam segurança de dados e otimização de recursos da Cory

Parceira de longa data da TOTVS, empresa com mais de 50 anos de história agora planeja avançar ainda mais em sua jornada de digitalização com a contratação de WMS SaaS
- PUBLICIDADE -