InícioSaúdeDia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

- continua após a publicidade -

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração (WHF – World Heart Federation), o objetivo é conscientizar a população quanto aos problemas cardiovasculares, fatores de risco para a doenças, e sobretudo incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo, atingindo 17,9 milhões de pessoas a cada ano. Em maio de 2012, os líderes mundiais assumiram o compromisso de reduzir a mortalidade global de doenças não transmissíveis em 25% até 2025. As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase metade de todos os óbitos desse rol de doenças não transmissíveis.

No Brasil, os números também são muito relevantes, segundo o Ministério da Saúde, em torno de 300 mil pessoas sofrem de infarto agudo do miocárdio a cada ano, sendo 30% desses casos, fatais.

arquivo

As doenças cardiovasculares envolvem tanto o coração quanto os vasos sanguíneos, são elas: doença coronariana, doença cerebrovasculares, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os principais fatores de risco, são: hipertensão, diabetes, dislipidemia, histórico familiar, estresse, tabagismo, uso de drogas ilícitas, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide. Sabe-se que controlando os fatores de risco, podemos reduzir essas mortes prematuras em média de 80%.

Isso envolve mudanças nos hábitos de vida diária, melhorando sobretudo a qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ainda, a prática de atividades físicas regularmente, juntamente com uma alimentação balanceada, com baixas concentrações de sódio e açúcar, além de  exames regulares.

Quando o diagnóstico é realizado precocemente as chances de tratamento e controle aumentam substancialmente, promovendo um aumento da expectativa de vida dessa população.  

O Ministério da Saúde juntamente com o Hospital do Coração (Hcor) em 2018, elaboraram a Dieta Cardioprotetora Brasileira, que visa orientar a população quanto ao consumo adequado dos alimentos. A cartilha classifica os alimentos em cores, alimentos classificados com a cor verde devem ser consumidos em grande quantidade; os alimentos classificados em amarelo, devem ser consumidos de forma moderada; enquanto isso, os alimentos classificados em azul devem ser ingeridos em pequena quantidade e os alimentos classificados em vermelho devem ser evitados. A dieta cardioprotetora brasileira pode ser encontrada no link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf

arquivo

Autoras:

Fernanda M. Cercal Eduardo é coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Thayse Zerger Gonçalves Dias é tutora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi Ribeirão Preto traz promoções e programação especial para o Dia dos Namorados

O mês de junho traz com ele um clima de romance, que significa que uma das datas mais esperadas pelos casais apaixonados está chegando.

Miss Universo acontece neste sábado e as 28 candidatas já estão em Ribeirão Preto

Representantes de municípios do estado de São Paulo disputam a coroa e uma vaga no Miss Brasil em noite de gala no Centro de Eventos do RibeirãoShopping

Forró da Lua Cheia: O Festival em Altinópolis que Você Precisa Conhecer

Descubra tudo sobre o evento que atrai multidões para o Hotel Fazenda Vale das Grutas!

Vila Tibério recebe o “Cultura em Todo Lugar” para comemoração de seus 130 anos

Atividades culturais fazem parte das comemorações de aniversário da Vila Tibério, um dos bairros mais tradicionais de Ribeirão Preto

Educação abre cadastro para atender crianças nas férias de Julho

Inscrição estará disponível no Portal da Educação a partir da próxima segunda-feira, 12 de junho
- PUBLICIDADE -