InícioSaúdeSecretaria da Saúde promove VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Secretaria da Saúde promove VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno

- continua após a publicidade -

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, participam nesta quarta-feira, 1º de agosto, às 8h, no Centro Universitário Barão de Mauá, da abertura do VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno.

Promovido pelo Programa de Aleitamento Materno, em parceria com várias instituições e universidades, o evento faz parte das comemorações da Semana Mundial da Amamentação e tem como objetivo desenvolver ações para promoção e estímulo ao aleitamento materno, como encontros, palestras, capacitações, orientações com apresentações de vídeos para profissionais da área e população, e distribuição de material educativo.

Este ano, a programação do Encontro de Aleitamento Materno conta com uma série de ações e tem como tema “Amamentação é a Base da Vida”. Na programação estão previstas oficinas, palestras, mesa redonda, debates e apresentações artísticas, com organização e participação de Secretaria Municipal da Saúde, maternidades, universidades, Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar e Banco de Leite Humano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atividades no Novo Shopping

Nos dias 2, 3, 9, 10 e 11, das 16 às 21h, o Novo Shopping receberá exposição de fotos de mães amamentando, exibição de vídeos para o público sobre o tema e roda de conversas. Haverá também o “cantinho da mamãe” com fotos e depoimentos e stand com distribuição de panfletos e orientações.

Com o tema “amamentação é a base da vida”, as imagens retratadas pelas fotógrafas Camila Belleza e Uyara Januzzi visam mostrar o encanto natural da mulher que amamenta. A mostra ficará disponível ao público até 11 de agosto. Camila também é proprietária da Areia Belleza Fotografia, fundada em 2015, e Grand Ambassadeur da Divine Acadèmie des Arts et Culture de Paris desde 2016. Uyara é especialista em enfermagem obstétrica e, na fotografia, atua com o registro de imagens de partos humanizados.

No local também haverá o “Cantinho da Amamentação”, um espaço temático com uma poltrona para que mães e pais possam tirar fotos e promover o Agosto Dourado. Em meio ao Dia dos Pais, também comemorado neste mês, profissionais da área de saúde ressaltam a importância da conscientização não somente para grávidas e mães de recém-nascidos, mas também para seus companheiros, fundamentais durante a fase de amamentação da criança.

Junto à exposição, nos dias 2, 3, 4, 9, 10 e 11, o mesmo espaço receberá profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e do curso de enfermagem da Unaerp que entregarão folders informativos e ficarão à disposição do público, das 14h às 21h, para orientar, conscientizar e tirar dúvidas sobre a amamentação.

Durante esses dias, haverá uma roda de conversa com mães, acompanhada pela coordenadora do Programa Municipal de Aleitamento Materno, Márcia dos Reis, para que todas possam compartilhar experiências e se informar sobre a amamentação.

Ações no Parque Curupira

No dia 5 de agosto, acontece no parque prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira), a partir das 8h30, várias ações e atividades de incentivo à amamentação como caminhada, apresentação do coral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto e peça teatral sobre o tema.

Durante o período, todas as unidades de saúde da cidade também promoverão ações para estimular o aleitamento materno nas comunidades que atendem.

Serviço

VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno de Ribeirão Preto
Local: Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá – Rua: Ramos de Azevedo, 423
Data: 1º de Agosto de 2018
Horário: 7h30 às 17h. Inscrições gratuitas, abertas e limitadas:

foto divulgação

Programação

7h30 – Entrega de materiais
8h – Abertura Oficial da SMAM e entrega da certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB
9h – 9h30 – Situação Atual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no município – Enfª Márcia C. Guerreiro dos Reis – Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno
9h30 – 10h – Intervalo
10h – 12h – Mesa Redonda: Amamentação é a Base da Vida: Contribuições para implementação desta prática Moderadora: Profª Ms. Lilian Donizete Pimenta Nogueira
10h – 10h30  – Auto Eficácia Materna na habilidade para amamentar Profa. Drª Juliana Cristina dos Santos Monteiro (Docente DEMISP – EERP- USP)
10h30 – 11h – O processo de amamentação na vida da mãe adolescente Profa. Drª Caroline Candido Garcia Leal – Docente UNIP Ribeirão Preto
11h – 11h30  – Aleitamento Materno e a Acupuntura Ms. Ludmila de Oliveira Ruela Enfª e Acupunturista pela Univ. Alfenas, doutoranda EERP-USP
11h30 – 12h – Elaboração de um concentrado com liofilizado de leite humano para alimentação de prematuro de muito baixo peso Ms.Vanessa Silva Bomfim-farmacêutica e Mestre em Ciências da Saúde da Criança e adolescente
12h- 12h15  – Discussão – 15 min
12h30  – 13h45 – Almoço
13h45 – 14h15 – Apresentação da Peça Teatral sobre Amamentação – Grupo Los Muchos
14h15 – 15h15 – Mesa Redonda: Depoimentos de Casais no Processo da Amamentação Moderadoras: Enfª Camila S. Mendes Pileggi e Camila Luchese Miluzzi
15h15 – 15h30 – Intervalo
15h30 – 16h – Orientações sobre a Legislação Sanitária vigente na Educação Infantil Palestrante: Ms Tatiana dos Reis Balaniuc Monteiro Moreira Diretora Depto de Informática Estatística Controle e Auditoria SMS
16h – 16h30 – Situação atual do Aleitamento Materno nas creches municipais Palestrante Profª Drª Helena Siqueira Vassimon
16h30 – 17h – O apoio do Banco de leite humano na volta ao trabalho materno Biomédica Larissa Garcia Alves- Coordenadora do Banco de Leite Humano – HCFMRP – USP.
17h15 – Encerramento

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🏍️ Concurso Garota Motorcycles: Conheça as 15 Candidatas Finalistas🔥

O Barretos Motorcycles, um dos maiores eventos para fãs de motos no Brasil, está comemorando sua 20ª edição de 3 a 5 de maio no Parque do Peão.

🎸Dire Straits Legacy: Tour Sul-Americana 2024 em Ribeirão Preto🤘

Dire Straits Legacy traz a Ribeirão Preto um show repleto de emoção e nostalgia, com a atmosfera mágica da banda britânica dos anos 70.

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.
- PUBLICIDADE -