SAMU de Ribeirão Preto forma segunda turma em curso de simulação

0
1302

O Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Regional de Ribeirão Preto, promoveu nesta segunda-feira, 29 de maio, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP, mais uma etapa do I Curso de Simulação Realística em Urgência para a Atenção Básica e formou mais 40 alunos. A última turma passa pelo treinamento no dia 12 de junho.

O curso tem o apoio da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, que  incluiu nos cursos os laboratórios avançados com uso de robótica e manequins vivos. A técnica do curso será a de divisão em grupos por cores em simulação realística em laboratórios de alta fidelidade.

O objetivo do curso é a atualização dos protocolos emergenciais nas principais linhas de cuidado do Ministério da Saúde. AVC, infarto agudo do miocárdio, trauma e PCR para unidades de saúde da secretaria de Saúde, núcleos de saúde da família, unidades básicas de saúde e SAMU.

A Chefe da Divisão de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, Karina Domingues de Freitas ressalta a importância do curso. “Essa capacitação aprimora os conhecimentos dos  funcionários da atenção básica, que lidam com a porta de entrada no atendimento do sistema de saúde. Eles que prestam o primeiro atendimento em eventuais situações de urgência que chegam às unidades de saúde.”