Início Saúde Protótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

Protótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

- continua após a publicidade -

Um protótipo de intestino gigante aberto à visitação no RibeirãoShopping, guiada por médicos e acadêmicos de medicina explicando as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a o câncer de intestino, será a atração no lançamento da campanha  “De Olho no Câncer de Intestino”, que acontece nesta sexta-feira, 30 de junho.

Promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, a abertura da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, contará com a visita de alunos da rede municipal de ensino.

A intenção é orientar e conscientizar a população sobre o câncer de intestino. “Às vezes, um simples desconforto intestinal no dia a dia, por exemplo, pode ser um sinal de alerta do corpo avisando que não está tudo bem.  E a educação e  prevenção são os melhores caminhos para evitar problemas com doenças mais graves”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

A médica oncologista da Santa Casa de Ribeirão Preto e uma das organizadoras do evento, Thais Carvalho, ressalta a importância de campanhas preventivas do câncer de intestino. Ela explica que, países desenvolvidos que adotam essa estratégia, valorizam mudanças na alimentação, controle de peso, atividades físicas e a realização da colonoscopia preventiva, atingiram números consideráveis na diminuição da mortalidade por causa da doença. “O papel da medicina não se restringe ao tratamento, mas também a prevenção”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com base nessa preocupação, Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde planejaram uma campanha que envolverá uma parte educacional e outra assistencial.

Etapa Educacional – Dirigida à população em geral, as visitas serão guiadas por médicos e acadêmicos de medicina. Serão discutidas as principais patologias intestinais, com os respectivos sinais e sintomas, exames necessários para o diagnóstico e medidas de saúde preventivas à doença. A equipe também entrevistará os visitantes para levantamento epidemiológico, de fatores de risco para doenças do intestino.

Etapa Assistencial – Em conjunto com o gestor municipal de saúde, serão recrutados pacientes de risco, ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso. Esses pacientes serão atendidos em um trabalho de mutirão, que será iniciado dia 8 de julho, no período da manhã. Esses pacientes serão avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Aqueles pacientes que apresentarem anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, serão encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico. Os demais pacientes serão encaminhados para proctologia e oncologia do hospital para tratamento adequado.

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, alerta para os riscos do câncer de intestino. Segundo dados do INCA, ele é a segunda neoplasia em mulheres e a terceira em homens em nosso país. “Muitos dos fatores predisponentes a esta doença já estão bem estabelecidos na literatura, mesmo assim, ela ocupa o segundo lugar em mortalidade. Sem dúvida, o rastreamento pode mudar este cenário”, disse.

Serviço:

Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”
Local: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)
Lançamento: 30 de junho
Horário: 16h
Visitação ao protótipo: dias 1º e 2 de julho

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Banco de Sangue estará aberto neste feriado de São Sebastião

Em um momento em que os estoques sanguíneos estão em estado crítico, com um déficit de 65%, esta pausa durante a semana é uma ótima oportunidade para doar sangue.

Vacinação contra a covid-19 começou em todo o país

Ministério da Saúde distribuiu 6 milhões de doses do imunizante

Site “Vacina Já” contabiliza 1 milhão de “cobaias” em dois dias

Com eficácia duvidosa, e efeitos colaterais ainda não estudados pela "ciência", não podemos chamar esta picada de Vacina e sim um teste em humanos

Com parte do HC fechado e forte esquema de segurança, Doriavac inicia vacinação em Ribeirão Preto

A vacinação contra a Covid-19 em Ribeirão Preto começou às 9h desta terça-feira (19), no Hospital das Clínicas, campus.

Feriado pelo Dia de São Sebastião altera horário de funcionamento de órgãos públicos

UPAs e UBDSs continuam abertas e a coleta de lixo tem funcionamento normal
- PUBLICIDADE -