InícioSaúdeProtótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

Protótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

- continua após a publicidade -

Um protótipo de intestino gigante aberto à visitação no RibeirãoShopping, guiada por médicos e acadêmicos de medicina explicando as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a o câncer de intestino, será a atração no lançamento da campanha  “De Olho no Câncer de Intestino”, que acontece nesta sexta-feira, 30 de junho.

Promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, a abertura da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, contará com a visita de alunos da rede municipal de ensino.

A intenção é orientar e conscientizar a população sobre o câncer de intestino. “Às vezes, um simples desconforto intestinal no dia a dia, por exemplo, pode ser um sinal de alerta do corpo avisando que não está tudo bem.  E a educação e  prevenção são os melhores caminhos para evitar problemas com doenças mais graves”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

A médica oncologista da Santa Casa de Ribeirão Preto e uma das organizadoras do evento, Thais Carvalho, ressalta a importância de campanhas preventivas do câncer de intestino. Ela explica que, países desenvolvidos que adotam essa estratégia, valorizam mudanças na alimentação, controle de peso, atividades físicas e a realização da colonoscopia preventiva, atingiram números consideráveis na diminuição da mortalidade por causa da doença. “O papel da medicina não se restringe ao tratamento, mas também a prevenção”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com base nessa preocupação, Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde planejaram uma campanha que envolverá uma parte educacional e outra assistencial.

Etapa Educacional – Dirigida à população em geral, as visitas serão guiadas por médicos e acadêmicos de medicina. Serão discutidas as principais patologias intestinais, com os respectivos sinais e sintomas, exames necessários para o diagnóstico e medidas de saúde preventivas à doença. A equipe também entrevistará os visitantes para levantamento epidemiológico, de fatores de risco para doenças do intestino.

Etapa Assistencial – Em conjunto com o gestor municipal de saúde, serão recrutados pacientes de risco, ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso. Esses pacientes serão atendidos em um trabalho de mutirão, que será iniciado dia 8 de julho, no período da manhã. Esses pacientes serão avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Aqueles pacientes que apresentarem anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, serão encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico. Os demais pacientes serão encaminhados para proctologia e oncologia do hospital para tratamento adequado.

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, alerta para os riscos do câncer de intestino. Segundo dados do INCA, ele é a segunda neoplasia em mulheres e a terceira em homens em nosso país. “Muitos dos fatores predisponentes a esta doença já estão bem estabelecidos na literatura, mesmo assim, ela ocupa o segundo lugar em mortalidade. Sem dúvida, o rastreamento pode mudar este cenário”, disse.

Serviço:

Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”
Local: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)
Lançamento: 30 de junho
Horário: 16h
Visitação ao protótipo: dias 1º e 2 de julho

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -