InícioSaúdeProtótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

Protótipo gigante marca lançamento da campanha contra câncer de intestino

- continua após a publicidade -

Um protótipo de intestino gigante aberto à visitação no RibeirãoShopping, guiada por médicos e acadêmicos de medicina explicando as principais patologias intestinais e seus sinais, sintomas, diagnóstico, exames e orientação de medidas preventivas contra a o câncer de intestino, será a atração no lançamento da campanha  “De Olho no Câncer de Intestino”, que acontece nesta sexta-feira, 30 de junho.

Promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, com o apoio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, a abertura da campanha “De Olho no Câncer de Intestino”, contará com a visita de alunos da rede municipal de ensino.

A intenção é orientar e conscientizar a população sobre o câncer de intestino. “Às vezes, um simples desconforto intestinal no dia a dia, por exemplo, pode ser um sinal de alerta do corpo avisando que não está tudo bem.  E a educação e  prevenção são os melhores caminhos para evitar problemas com doenças mais graves”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

A médica oncologista da Santa Casa de Ribeirão Preto e uma das organizadoras do evento, Thais Carvalho, ressalta a importância de campanhas preventivas do câncer de intestino. Ela explica que, países desenvolvidos que adotam essa estratégia, valorizam mudanças na alimentação, controle de peso, atividades físicas e a realização da colonoscopia preventiva, atingiram números consideráveis na diminuição da mortalidade por causa da doença. “O papel da medicina não se restringe ao tratamento, mas também a prevenção”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com base nessa preocupação, Santa Casa e Secretaria Municipal da Saúde planejaram uma campanha que envolverá uma parte educacional e outra assistencial.

Etapa Educacional – Dirigida à população em geral, as visitas serão guiadas por médicos e acadêmicos de medicina. Serão discutidas as principais patologias intestinais, com os respectivos sinais e sintomas, exames necessários para o diagnóstico e medidas de saúde preventivas à doença. A equipe também entrevistará os visitantes para levantamento epidemiológico, de fatores de risco para doenças do intestino.

Etapa Assistencial – Em conjunto com o gestor municipal de saúde, serão recrutados pacientes de risco, ou com suspeita de neoplasia do intestino grosso. Esses pacientes serão atendidos em um trabalho de mutirão, que será iniciado dia 8 de julho, no período da manhã. Esses pacientes serão avaliados por médicos, exame físico e posteriormente exames complementares, como hemograma e pesquisa de sangue oculto, glicemia, creatinina, coagulograma, avaliação anestésica e colonoscopia.

Aqueles pacientes que apresentarem anemia, mas não foram encontrados neste rastreamento causa intestinal, serão encaminhados para Hematologia da Santa Casa, que continuará a investigação até concluir o diagnóstico. Os demais pacientes serão encaminhados para proctologia e oncologia do hospital para tratamento adequado.

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, alerta para os riscos do câncer de intestino. Segundo dados do INCA, ele é a segunda neoplasia em mulheres e a terceira em homens em nosso país. “Muitos dos fatores predisponentes a esta doença já estão bem estabelecidos na literatura, mesmo assim, ela ocupa o segundo lugar em mortalidade. Sem dúvida, o rastreamento pode mudar este cenário”, disse.

Serviço:

Campanha “De Olho no Câncer de Intestino”
Local: Ribeirão Shopping (Setor Terra Vermelha)
Lançamento: 30 de junho
Horário: 16h
Visitação ao protótipo: dias 1º e 2 de julho

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Projeto “Sorri Ribeirão” vai atender pacientes que aguardam prótese dentária

Ação acontece no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, no NGA e irá atender mil pacientes previamente agendados pela Secretaria da Saúde

Prêmio Brasil Olímpico marca anúncio de RP como sede dos Jogos da Juventude 2023

Cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Inscrições para Concurso Público da Câmara de Sertãozinho terão início

na próxima terça-feira, dia 07 A Presidência da Câmara de Sertãozinho anunciou, recentemente, um concursopúblico para uma vaga de Analista de Licitações e Contratos.A organização,...

Sessões ordinárias na Câmara de Sertãozinho serão retomadas nesta

segunda-feira, dia 06, a partir das 18h Na próxima segunda-feira, dia 06, a partir das 18h, ocorrerá a primeira sessãoordinária da Câmara Municipal de Sertãozinho...

Programa Inclusão Produtiva tem vagas abertas

Inscrições são para cursos de higienização e manipulação de alimentos e desenvolvimento de vitrines
- PUBLICIDADE -