InícioSaúdePor que é tão urgente e necessário doar sangue?

Por que é tão urgente e necessário doar sangue?

Banco de Sangue de Ribeirão Preto explica como os componentes são utilizados e alerta para o risco de faltar sangue para casos emergenciais

- continua após a publicidade -

A baixa movimentação de doadores continua sendo a triste realidade nos Bancos de Sangue neste início de 2021, que desde o ano passado vem sofrendo com os impactos da pandemia em todo o país.

Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por Covid-19, em que a maioria necessita de transfusões de sangue.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%.

arquivo

“Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue”, alerta Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Ele explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes.

“Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado”, informa Eli.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para se ter uma ideia do tamanho dessa necessidade, as plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até 5 dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média.

arquivo

“Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 70 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos”, conclui Eli Mendes.

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895 – Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)

Telefones: (16) 3610-1515 | WhatsApp: (16) 99702-0830.

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -