InícioSaúdePor que é tão urgente e necessário doar sangue?

Por que é tão urgente e necessário doar sangue?

Banco de Sangue de Ribeirão Preto explica como os componentes são utilizados e alerta para o risco de faltar sangue para casos emergenciais

- continua após a publicidade -

A baixa movimentação de doadores continua sendo a triste realidade nos Bancos de Sangue neste início de 2021, que desde o ano passado vem sofrendo com os impactos da pandemia em todo o país.

Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por Covid-19, em que a maioria necessita de transfusões de sangue.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%.

arquivo

“Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue”, alerta Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto.

Ele explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes.

“Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado”, informa Eli.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para se ter uma ideia do tamanho dessa necessidade, as plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até 5 dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média.

arquivo

“Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 70 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos”, conclui Eli Mendes.

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895 – Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)

Telefones: (16) 3610-1515 | WhatsApp: (16) 99702-0830.

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

MST já fala em ‘distribuição de terras de latifúndios’

Movimento quer ainda a 'agroecologia' no Brasil

Não vai acontecer mas: Secretaria da Cultura e Turismo abre cadastro para Grupos Carnavalescos

Até o carnaval estaremos novamente com tudo fechado e eles já sabem, mas fazem de conta que nada sabem.

Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Joe Biden é cúmplice na prostituição de crianças migrantes

Diz que o governo é cúmplice porque 'não somos processados ​​por traficantes'... Criança migrante: minha patrocinadora 'me prostituiria para homens'

CARTA DOS OFICIAIS SUPERIORES DA ATIVA AO COMANDANTE DO EXERCITO BRASILEIRO

Covardia, injustiça e fraqueza são os atributos mais abominados para um Soldado. oficiais superiores da ativa do Exército  Brasileiro, que o fazem de livre e espontânea vontade.
- PUBLICIDADE -