Pesquisa confirma: Covid-19 se espalhou pelo Brasil no Carnaval

Estudo estima primeira morte no fim de janeiro e transmissão no início de fevereiro. Em Ribeirão tivemos varios eventos no periodo

0
1474
CarnaGay Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

Brasil já tinha mortes por Covid-19 antes do Carnaval, diz Fiocruz

Estudo estima primeira morte no fim de janeiro e transmissão comunitária no início de fevereiro

No dia 26 de fevereiro, o Brasil confirmou seu primeiro caso de Covid-19. No entanto, segundo um novo estudo do Instituto Osvaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a doença já circulava pelo país muito antes disso: a primeira morte por infecção pelo coronavírus foi registrada no Rio de Janeiro na quarta semana epidemiológica de 2020, referente ao período entre 19 e 25 de janeiro.

Dados de hospitalização por sintomas respiratórios agudos graves (SRAG) apoiam a estimativa de que a transmissão local da Covid-19 começou no início de fevereiro, uma vez que o número de internações encontra-se acima do observado em 2019 desde meados de fevereiro de 2020, de acordo com a Fiocruz.

Foto Divulgação

“Esses dados epidemiológicos confirmam a introdução do Sars-CoV-2 no Brasil desde o fim de janeiro e claramente sustentam nossos resultados, que apontam que o vírus estava circulando na população brasileira desde o início de fevereiro”, disse o pesquisador do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC/Fiocruz, Gonzalo Bello, coordenador da pesquisa, em nota divulgada pela Fiocruz.

Com o alto numero de turistas e aglomeração em grandes cidades, o carnaval sem duvida foi o periodo de maior transmissão do vírus.
Por semanas seguidas, milhões de pessoas ocuparam ruas e muitos viajando de um estado para outro.

foto divulgaçao