Redução gradativa da temperatura, menor umidade do ar e noites mais longas. Essas são as principais características que acompanham o outono, estação que se prolonga até o mês de junho. As mudanças climáticas costumam propiciar o aparecimento de doenças sazonais e entre as mais comuns estão as respiratórias.
Renata Ferraz, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Ribeirão Preto, menciona alguns cuidados que podem ser tomados para diminuir o impacto da estação:
– Mantenha sempre o corpo hidratado, pois, com o clima seco, o consumo de líquidos é fundamental. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. E não se engane, a queda de temperatura reduz a sede e proporciona a falsa impressão de hidratação.
– Evite lugares muito fechados ou aglomerações de pessoas. Essas situações criam ambientes favoráveis para a disseminação de doenças virais.
– Mantenha a vacinação em dia. Nada de deixar para depois ou achar que a imunização não é necessária.
– Cubra a boca com um lenço quando tossir ou espirrar, evitando contato com as mãos.
– Higienize as mãos com frequência. Dessa forma, evitará o acumulo de microrganismos. Quando possível, leve consigo um frasco pequeno de álcool 70% em gel.
– Alimente-se de maneira balanceada, tentando ingerir o máximo de alimentos que possam fortalecer o sistema imunológico.
Pele e cabelo também pedem cuidados!
A mudança de estação ainda traz prejuízos para a pele. O ar seco e as alterações na produção do suor e da oleosidade propiciam o ressecamento da epiderme. Ariane Costa, docente da área de estética e beleza do Senac, explica que há muitas doenças ocasionadas pela alteração climática e que merecem atenção especial. “As dermatites, que podem causar coceiras, vermelhidão, espessamento e descamação da pele em várias regiões do corpo, estão entre as enfermidades que assombram as pessoas de todas as idades”, aponta.
Além disso, a especialista diz que a psoríase, doença não contagiosa, de origem desconhecida, mas que se acredita que seja desencadeada por fatores emocionais, e a rosácea, inflamação vascular crônica da pele, tendem a agravar-se no outono e inverno. “A rosácea atinge principalmente adultos. Nota-se o aparecimento de vasinhos na pele, eritema, pápulas e pústulas, fazendo com que, erroneamente, se confundam com a acne”, afirma Ariane.
Então, para quem deseja passar pelo outono sem levar lembranças na aparência, a docente também preparou algumas dicas:
– Evite banhos muito quentes, pois desidratam a pele e o cabelo.
– Cuidado com o excesso de sabão e esfoliação da pele durante a estação, pois removem a hidratação natural da derme.
– Após o banho, utilize hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Afinal, cada área exige um cuidado diferente.
– Não esqueça dos lábios, eles também sofrem rachaduras e precisam de cuidados. Manteiga de cacau é sempre uma boa pedida para mantê-los saudáveis.
– Hidrate as cutículas após lavar as mãos ou depois de períodos longos de contato com a água. O ideal é evitar retirá-las, pois são a proteção das unhas.
Serviço:
Local: Senac Ribeirão Preto
Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP
Mais informações: www.sp.senac.br/ribeiraopreto