Número de casos de Covid-19 volta a crescer em RP
Os casos de Covid-19 começaram a aumentar em dezembro na cidade Ribeirão Preto após cinco meses em queda consecutiva.
Ao decorrer do último mês, já são 1.039 novos casos positivos. O cenário vem no momento que a Secretaria de Saúde confirma a transmissão comunitária da variante Ômicron.
Em comparação a novembro, o total de casos confirmados em dezembro representa 47,8% de crescimento nos números de casos do novo coronavírus.
É conveniente ressaltar, que o crescimento deve ser ainda maior do que o mostrado nessa matéria, uma vez que os números do mês ainda não foram fechados. Atualmente, são 1.769 exames que ainda precisam ser analisados.
Já sobre a taxa de óbitos, mais uma morte foi registrada ano último dia 27 por meio do boletim epidemiológico. A Covid-19 já ceifou 3.020 vidas em Ribeirão.
O total de casos confirmados em dezembro representa um aumento de até 47,8%
RP encerra 2021 com mais de 1 milhão de vacinas contra a Covid-19 aplicadas
Apesar de positivos, os dados também revelam que mais de 40 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose
Ribeirão Preto encerrará o ano com 1.268.998 de doses de vacina contra a Covid-19 tendo sido aplicadas ao decorrer de 2021. O processo de imunização teve início no dia 19 de janeiro com a técnica em enfermagem Maria Luci e o ciclo se fechou nessa quinta-feira (30).
A média de vacinação da cidade foi de 3.600 vacinas por dia. De acordo com o Vacinômetro, portal do Governo do Estado de São Paulo, a divisão do montante total de aplicações foi a seguinte: 557.657 primeiras doses, 513.374 segundas doses, 177.340 doses de reforço e 20.627 doses únicas.
Nos dados, é possível atestar uma informação importante e preocupante. 44.283 pessoa não retornaram para completar o ciclo de vacinação com a segunda dose, e por consequência, também não tomaram a dose de reforço.
O secretário de saúde, José Carlos Moura, reforçou em coletiva na última quarta-feira (29), a importância de todos os adultos e adolescentes completarem o ciclo vacinal, uma vez que o Estado de São Paulo pode estar vivenciando o início de uma terceira onda e a conclusão do ciclo se tornou ainda mais vital.
Na mesma coletiva, o secretário confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron na cidade e também alertou que o vírus H3N2 da Influenza já está em circulação pela cidade. A situação está fazendo a pasta da saúde analisar a possibilidade do retorno do polo de atendimento de síndrome gripal.
A campanha de imunização será suspensa durante o feriado de Ano Novo e deve abrir novos agendamentos apenas a partir da segunda-feira (3) pela manhã.
O público alvo dessa próxima etapa devem ser os vacinados com a segunda dose há quatro meses e a aplicação da dose de reforço deve ocorrer na terça-feira (4). Aqueles que não tomaram a segunda dose, podem procurar, sem agendamento, as unidade de saúde com vacinas disponíveis para concluir seus respectivos ciclos vacinais.