O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) e a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP) lançam, no dia 20 de fevereiro, o projeto “HumanizaDor”, cujo objetivo é oferecer atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares. O lançamento ocorrerá às 8h30 horas, na Associação Comercial e Industrial (ACIRP).
“Percebemos que os pacientes e, principalmente os familiares, depois que passam pelo cadastramento, acabam ficando perdidos, muitas vezes com medo e apavorados”, explica Jenifer Kelly de Oliveira Cabral, vice-coordenadora do projeto e assistente social da Unidade de Emergência do HC. De acordo com ela, a parceria com o CVRP surgiu para que fosse possível disponibilizar um atendimento que vá além do mecanizado e tecnológico. “Essas pessoas precisam de alguém que ofereça informações, mas que também as acolha e forneça uma palavra de conforto pessoal em momentos tão delicados vivenciados na Unidade de Emergência”, afirma.
O projeto HumanizaDor segue a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como alguns de seus objetivos o acolhimento humanizado. “Humanizar vai além de chamar pelo nome, é um olhar de carinho, uma atitude solidária, um sorriso, um ombro”, diz a presidente do CVRP, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira.
Os requisitos necessários para ser um voluntário do projeto são: ter mais de 18 anos; ser tranquilo e acolhedor; ter uma tarde (três horas) por semana para o trabalho voluntário; ter comprometimento e responsabilidade, lembrando que o bom atendimento ao público depende disso; ser capacitado pelo CVRP.
A capacitação será oferecida a partir de março e terá duração de três meses com aulas sobre a importância do voluntariado, Políticas de Humanização da Saúde, gestão e comunicação em momentos de crise, como funcionam o Complexo HC e a Unidade de Emergência, entre outros assuntos. “Além desses três meses de curso, os voluntários também passarão por um mês de ‘estágio’ para verem se realmente se identificam com a atividade”, comenta Jenifer.
Os interessados em se voluntariar para o projeto devem acessar o site http://www.voluntariadorp.org.br/ e preencherem a ficha de inscrição. Mais informações pelo e-mail cvrp@voluntariadorp.org.br ou pelos telefones (16) 3635-1739 e 99726-3762.
Sobre o CVRP – O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto foi fundado em 1999 e nasceu da vontade de fazer o bem, da solidariedade e do desejo do exercício da cidadania. Atualmente, conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles estão: “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, “Conta Mais! Histórias em Hospitais” e o “Projeto Acolher – Atendimento Domiciliar ao idoso”.
Sobre a UE-HCRP – A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto faz parte do Complexo do Hospital das Clínicas e é destinada 100% ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizada na rua Bernardino de Campos esquina com a rua Sete de Setembro, recebe em média 900 pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes e visitas. É um hospital de urgência responsável por atender pacientes com quadros agudos de natureza clínica ou traumática como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, violência sexual, trauma, entre outros.
SERVIÇO
Lançamento do Projeto HumanizaDor
Data: 20 de fevereiro
Horário: A partir das 8h30
Local: ACI-RP: Rua Visconde de Inhaúma, 489