InícioSaúdeHospital de Amor promove ação virtual de conscientização sobre câncer de mama

Hospital de Amor promove ação virtual de conscientização sobre câncer de mama

O exame de mamografia deve ser realizado por mulheres de 40 a 69 anos periodicamente.

- continua após a publicidade -

Unir o bem-estar e a prevenção foi uma das propostas do Hospital de Amor para a campanha do Outubro Rosa deste ano.

Com a pandemia da COVID-19, muitas das palestras e eventos que seriam realizados neste período do ano, foram cancelados. Com isso, por iniciativa das unidades de Fernandópolis (SP) e Jales (SP), o HA abraçou a ideia de uma ação virtual de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama aliada à prática de atividade física, um fator importante para prevenção da doença.

COMO SE CONECTAR
A participação na ação é muito fácil: a pessoa precisa vestir uma camiseta rosa, publicar nos seus stories do Instagram algum momento realizando uma atividade física, dentro ou fora de casa, e marcar o perfil ‘@hospitaldeamor’. O post poderá aparecer nos stories da instituição.

É importante fazer a marcação do perfil corretamente e marcar apenas o perfil oficial. Para que o hospital consiga ver o Story, é necessário que o seu perfil esteja público quando você compartilhar. Outra dica: é importante respeitar as orientações de distanciamento social e uso de máscara se estiver em lugares de maior circulação.

MADRINHA
Para representar a mobilização, o Hospital convidou uma pessoa muito especial. A atleta e enfermeira, Juliana Petini, que tem tudo a ver com esta ação. Ela já sentiu na pele a angústia de descobrir e passar pelo tratamento do câncer de mama. Seu diagnóstico foi realizado no Instituto de Prevenção do HA, em Fernandópolis (SP), cidade onde reside, e seu tratamento foi realizado na unidade de Jales (SP) da instituição.

“Quando recebi o convite para ser madrinha desta ação, eu fiquei muito feliz, porque é algo que eu realmente acredito e que transformou minha vida. Se você tem a oportunidade de ter uma vida mais saudável e de se cuidar enquanto é tempo, então faça, não deixe o tempo passar…”, relatou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atualmente, Juliana segue em acompanhamento e se diz muito grata pela oportunidade de receber o tratamento que recebeu.

arquivo pessoal

ATIVIDADE FÍSICA E O CÂNCER DE MAMA
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diversos os fatores causadores de câncer de mama. Entre eles, está o sedentarismo, ou seja, a inatividade física. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O cirurgião oncológico do HA Jales, Dr. André Silveira, reforça que o exercício físico atua na prevenção do câncer de diversas formas.

“Os principais fatores que contribuem para esse resultado positivo são: redução da gordura corporal, melhora no sistema imunológico, controle dos níveis de insulina e redução do quadro inflamatório”, explica.

PREVENÇÃO
A prevenção do câncer de mama não deve acontecer só em outubro. Segundo a responsável técnica da unidade de Fernandópolis, Tânia Lourenço, mulheres com idade de 40 a 69 anos, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar seu exame de mamografia.

“Mulheres, com a faixa etária de 40 a 49 anos, devem realizar a mamografia com periodicidade de 12 meses; e as de 50 a 69 anos, no período de 24 meses”, explicou a enfermeira.

arquivo

NÚMEROS DO CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. De acordo com as últimas estatísticas do Globocan (2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer e 626 mil óbitos pela doença.
No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2020 são de 66.280 casos novos, o que representa 29,7% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Em 2018, ocorreram 17.763 mortes, sendo 17.572 mulheres e 189 homens por câncer de mama no país.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -