Para amenizar os sentimentos de isolamento social e estimular a utilização do espaço público comunitário, a equipe da Casa de Passagem (Complexo CETREM) promoveu, neste último domingo, 20 de junho, um jogo de futebol com os acolhidos.
A proposta inicial era a internalização de rotinas, desenvolvendo assim comportamento produtivo (atividade de trabalho) ao longo da semana, lazer e descanso aos finais de semana. Tais atividades colaboram para o processo de reinserção social e comunitária.
“A visão da SEMAS tem estado focada no resgate do sentimento de pertença, na criação e fortalecimento de vínculos, norteando todos os esforços para contribuir na restauração da autonomia dessas pessoas, através da valorização do ser humano”, comenta Renata Corrêa, secretária de Assistência Social.
O educador físico Ariovaldo de Souza (Dadinho) realizou também uma roda de conversa com os participantes explicando a importância da atividade física neste momento de pandemia.
Eliana Cristina dos Santo, responsável pela Serviço de Acolhimento, afirma que o resultado foi positivo.
“Os participantes interagiram, respeitaram as regras, puderam lanchar, e aproveitar o momento de lazer. Com resultado positivo para a próxima atividade serão convidadas as pessoas em situação de rua que não estão acolhidas para aproximá-las da equipe e para conhecerem os serviços, desconstruindo o conceito negativo sobre o acolhimento em nosso município”.
“A equipe da Casa de Passagem, assim como todo departamento, está comprometida com a execução de atividades e ações que se integram ao projeto PertenSER, que tem como objetivo aproximar esta população aos nossos serviços”, conclui Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial.