Fibromialgia: a dor física do trauma psicológico

0
1698

Dor intensa pelo corpo, nas articulações, cefaleia, cansaço frequente, distúrbio do sono, tristeza, alterações intestinais, formigamento. Estes são alguns dos vários sintomas da fibromialgia. Justamente por apresentar tantos sinais diferenciados, a fibromialgia é um desafio para a ciência e para a medicina. Mas que, em muitos casos, pode estar ligada a traumas psicológicos. “A maior parte das reações do organismo perante alguma mudança relevante tem um princípio adaptativo de proteção à sobrevivência.  E esta pode ser uma forma do corpo alertar que algo não vai bem com a mente”, afirma o psicólogo clínico e neurocientista, Julio Peres. O psicólogo é coordenador do curso “Trauma Psicológico: Diagnóstico e Tratamento” -, realizado pelo Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que será realizado em 23 de setembro. http://btweventos.com.br/btw-2017/.

Alguns pacientes relatam que a dor é tão intensa que não podem ser abraçados ou acariciados. Segundo Peres, as pessoas que sofrem traumas psicológicos podem apresentar sobreposição de sintomas. “No entanto, o subdiagnóstico e a desinformação sobre os efeitos do trauma psicológico no corpo podem agravar o sofrimento”, refere, lembrando que, apesar de a ansiedade estar presente em todos os seres humanos, alguns a manifestam com intensidade e duração exacerbadas, impedindo a continuidade equilibrada da vida.

Sobre Julio Peres

Psicólogo clínico com 27 anos de experiência clínica, neurocientista há 15 anos. Como clínico e pesquisador, unificou os campos da Psicologia e Neurociências e aprofundou seu interesse nos efeitos neurobiológicos da psicoterapia. Conduziu estudos com neuroimagem funcional sobre o tema em seu doutorado e um dos pós-doutorados, revelando as repercussões cerebrais da superação mediada pela psicoterapia.

É doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado pela University of Pennsylvania e pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diagnóstico por Imagem. É autor do livro “Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam” da editora ROCA. Possui artigos científicos publicados sobre trauma e superação, neurociências, neuroimagem, psicoterapia, resiliência, espiritualidade, entre outros temas.  Também é pesquisador do PROSER, Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Editor da seção Psicologia e Psicoterapia do periódico científico Archives of Clinical Psychiatry.