InícioSaúdeFibromialgia: a dor física do trauma psicológico

Fibromialgia: a dor física do trauma psicológico

- continua após a publicidade -

Dor intensa pelo corpo, nas articulações, cefaleia, cansaço frequente, distúrbio do sono, tristeza, alterações intestinais, formigamento. Estes são alguns dos vários sintomas da fibromialgia. Justamente por apresentar tantos sinais diferenciados, a fibromialgia é um desafio para a ciência e para a medicina. Mas que, em muitos casos, pode estar ligada a traumas psicológicos. “A maior parte das reações do organismo perante alguma mudança relevante tem um princípio adaptativo de proteção à sobrevivência.  E esta pode ser uma forma do corpo alertar que algo não vai bem com a mente”, afirma o psicólogo clínico e neurocientista, Julio Peres. O psicólogo é coordenador do curso “Trauma Psicológico: Diagnóstico e Tratamento” -, realizado pelo Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que será realizado em 23 de setembro. http://btweventos.com.br/btw-2017/.

Alguns pacientes relatam que a dor é tão intensa que não podem ser abraçados ou acariciados. Segundo Peres, as pessoas que sofrem traumas psicológicos podem apresentar sobreposição de sintomas. “No entanto, o subdiagnóstico e a desinformação sobre os efeitos do trauma psicológico no corpo podem agravar o sofrimento”, refere, lembrando que, apesar de a ansiedade estar presente em todos os seres humanos, alguns a manifestam com intensidade e duração exacerbadas, impedindo a continuidade equilibrada da vida.

Sobre Julio Peres

Psicólogo clínico com 27 anos de experiência clínica, neurocientista há 15 anos. Como clínico e pesquisador, unificou os campos da Psicologia e Neurociências e aprofundou seu interesse nos efeitos neurobiológicos da psicoterapia. Conduziu estudos com neuroimagem funcional sobre o tema em seu doutorado e um dos pós-doutorados, revelando as repercussões cerebrais da superação mediada pela psicoterapia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

É doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado pela University of Pennsylvania e pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diagnóstico por Imagem. É autor do livro “Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam” da editora ROCA. Possui artigos científicos publicados sobre trauma e superação, neurociências, neuroimagem, psicoterapia, resiliência, espiritualidade, entre outros temas.  Também é pesquisador do PROSER, Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Editor da seção Psicologia e Psicoterapia do periódico científico Archives of Clinical Psychiatry.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -