Início Saúde Fibromialgia: a dor física do trauma psicológico

Fibromialgia: a dor física do trauma psicológico

- continua após a publicidade -

Dor intensa pelo corpo, nas articulações, cefaleia, cansaço frequente, distúrbio do sono, tristeza, alterações intestinais, formigamento. Estes são alguns dos vários sintomas da fibromialgia. Justamente por apresentar tantos sinais diferenciados, a fibromialgia é um desafio para a ciência e para a medicina. Mas que, em muitos casos, pode estar ligada a traumas psicológicos. “A maior parte das reações do organismo perante alguma mudança relevante tem um princípio adaptativo de proteção à sobrevivência.  E esta pode ser uma forma do corpo alertar que algo não vai bem com a mente”, afirma o psicólogo clínico e neurocientista, Julio Peres. O psicólogo é coordenador do curso “Trauma Psicológico: Diagnóstico e Tratamento” -, realizado pelo Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que será realizado em 23 de setembro. http://btweventos.com.br/btw-2017/.

Alguns pacientes relatam que a dor é tão intensa que não podem ser abraçados ou acariciados. Segundo Peres, as pessoas que sofrem traumas psicológicos podem apresentar sobreposição de sintomas. “No entanto, o subdiagnóstico e a desinformação sobre os efeitos do trauma psicológico no corpo podem agravar o sofrimento”, refere, lembrando que, apesar de a ansiedade estar presente em todos os seres humanos, alguns a manifestam com intensidade e duração exacerbadas, impedindo a continuidade equilibrada da vida.

Sobre Julio Peres

Psicólogo clínico com 27 anos de experiência clínica, neurocientista há 15 anos. Como clínico e pesquisador, unificou os campos da Psicologia e Neurociências e aprofundou seu interesse nos efeitos neurobiológicos da psicoterapia. Conduziu estudos com neuroimagem funcional sobre o tema em seu doutorado e um dos pós-doutorados, revelando as repercussões cerebrais da superação mediada pela psicoterapia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

É doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado pela University of Pennsylvania e pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diagnóstico por Imagem. É autor do livro “Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam” da editora ROCA. Possui artigos científicos publicados sobre trauma e superação, neurociências, neuroimagem, psicoterapia, resiliência, espiritualidade, entre outros temas.  Também é pesquisador do PROSER, Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Editor da seção Psicologia e Psicoterapia do periódico científico Archives of Clinical Psychiatry.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro manda prender Datena sem provas

É óbvio que este titulo é falso, mas tem como objetivo fazer você pensar no que esta acontecendo com jornalista conservador preso sem provas pelo STF.

Entrevias socorreu 2,6 mil motoristas por pane seca em 2020

Além de infração de trânsito, tanque vazio pode causar transtornos ao viajante

Como ficam as regras do Plano São Paulo para Ribeirão Preto nas fases laranja e vermelha.

Governo de São Paulo acredita que fechar estabelecimentos comerciais e demitir funcionários podem reduzir o avanço do vírus.

Câmara começará a mostrar ao que veio. Não espere coisas boas

Não estranhe se tivermos banheiros uni-sex nas escolas municipais e a proibição de uniformes masculinos e femininos.

Jovem é assassinado durante festa clandestina

Desde Março de 2020, é de conhecimento geral que estes eventos ocorrem em Ribeirão Preto e toda região, chegando mesmo a ter como DJ o filho do prefeito Duarte Nogueira
- PUBLICIDADE -