InícioSaúdeEstudo sugere: Falta de vitamina D aumenta risco de covid-19 e depressão

Estudo sugere: Falta de vitamina D aumenta risco de covid-19 e depressão

Nesta quinta-feira (3/9), pesquisadores conseguiram provas da eficácia do SOL no combate da Covid. Em Março já postávamos estudos mostrando este fato.

- continua após a publicidade -

Por volta de abril, quando o mundo ainda se perguntava se máscaras ajudavam na prevenção à covid-19 ou se crianças podiam transmitir a doença, já corriam “boatos” nas redes sociais anunciando pelo menos uma resposta salvadora:

A vitamina D, que poderia ser reforçada através de suplementos ou mesmo com a exposição ao sol.

Aqui o portal Em Ribeirão, postamos uma matéria no dia 28 de Março, já afirmando este resultado. Veja aqui.

arquivo

Na época, sociedades científicas e autoridades de saúde alertavam que não havia evidências científicas que sustentassem a defesa do reforço de vitamina D como medida proteção contra a nova doença.

Nesta quinta-feira (3/9), pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, publicaram o que afirmam ser o primeiro estudo que conseguiu avaliar a relação entre níveis de vitamina D e infecção por covid-19.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

E o resultado — que deve ser tomados com cautela, segundo os próprios autores — foi: entre pessoas com deficiência de vitamina D, o percentual de infectados foi maior do que na comparação com aqueles sem a deficiência.

Na pesquisa, publicada no periódico científico JAMA Network Open, 489 pacientes que fizeram teste molecular (PCR) para covid-19 tiveram analisados também seus dados sobre níveis vitamina D, que já constavam em um sistema da faculdade de medicina com dados de saúde.

Por isso, o estudo é considerado do tipo retrospectivo e observacional — os autores se valeram de dados já registrados, buscando uma conexão entre eles.

OMS e governantes prenderam as pessoas em casa, proibiram praias, parques e caminhadas.

O que a falta de vitamina D pode provocar no seu corpo

Indispensável para a saúde e o funcionamento do corpo, a vitamina D ganha importância no verão, época em que a exposição ao sol é maior. Seu “protagonismo” se deve ao fato de atuar como hormônio, já que age em todas as células do organismo.

Não dar atenção à obtenção dessa substância pode custar caro. A falta de vitamina D é capaz de provocar danos psicológicos – a depressão é o mais notório –, deficiência óssea e até problemas no sistema imunológico.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -