InícioSaúdeEstudo sugere: Falta de vitamina D aumenta risco de covid-19 e depressão

Estudo sugere: Falta de vitamina D aumenta risco de covid-19 e depressão

Nesta quinta-feira (3/9), pesquisadores conseguiram provas da eficácia do SOL no combate da Covid. Em Março já postávamos estudos mostrando este fato.

- continua após a publicidade -

Por volta de abril, quando o mundo ainda se perguntava se máscaras ajudavam na prevenção à covid-19 ou se crianças podiam transmitir a doença, já corriam “boatos” nas redes sociais anunciando pelo menos uma resposta salvadora:

A vitamina D, que poderia ser reforçada através de suplementos ou mesmo com a exposição ao sol.

Aqui o portal Em Ribeirão, postamos uma matéria no dia 28 de Março, já afirmando este resultado. Veja aqui.

arquivo

Na época, sociedades científicas e autoridades de saúde alertavam que não havia evidências científicas que sustentassem a defesa do reforço de vitamina D como medida proteção contra a nova doença.

Nesta quinta-feira (3/9), pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, publicaram o que afirmam ser o primeiro estudo que conseguiu avaliar a relação entre níveis de vitamina D e infecção por covid-19.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

E o resultado — que deve ser tomados com cautela, segundo os próprios autores — foi: entre pessoas com deficiência de vitamina D, o percentual de infectados foi maior do que na comparação com aqueles sem a deficiência.

Na pesquisa, publicada no periódico científico JAMA Network Open, 489 pacientes que fizeram teste molecular (PCR) para covid-19 tiveram analisados também seus dados sobre níveis vitamina D, que já constavam em um sistema da faculdade de medicina com dados de saúde.

Por isso, o estudo é considerado do tipo retrospectivo e observacional — os autores se valeram de dados já registrados, buscando uma conexão entre eles.

OMS e governantes prenderam as pessoas em casa, proibiram praias, parques e caminhadas.

O que a falta de vitamina D pode provocar no seu corpo

Indispensável para a saúde e o funcionamento do corpo, a vitamina D ganha importância no verão, época em que a exposição ao sol é maior. Seu “protagonismo” se deve ao fato de atuar como hormônio, já que age em todas as células do organismo.

Não dar atenção à obtenção dessa substância pode custar caro. A falta de vitamina D é capaz de provocar danos psicológicos – a depressão é o mais notório –, deficiência óssea e até problemas no sistema imunológico.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -