A equipe do Programa Municipal de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais realizará, no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na Esplanada do Theatro Pedro II, das 10h às 14h30, uma série de atividades como testes rápidos, orientação e prevenção sobre as infecções sexualmente transmissíveis e Aids, prevenção combinada e profilaxia pós-exposição ao HIV.
Além dos testes e orientações, haverá distribuição de insumos de prevenção como preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.
As ações estão sendo realizadas em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDC) e o Movimento de Mulheres de Ribeirão Preto.
Dados da UNAIDS mostram que cerca de 870 mil mulheres se infectam com o HIV todos os anos ao redor do planeta e só metade delas tem acesso ao tratamento.
“Isso coloca a Aids como a maior causa de mortes entre mulheres em idade reprodutiva (de 15 a 49 anos) em todo mundo”, explica a coordenadora do programa Municipal de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais da Secretaria da Saúde, Lis Neves.
A coordenadora do programa explica ainda que, mulheres que vivem com HIV, enfrentam estigma e discriminação dentro de suas próprias famílias, comunidades, locais de trabalho e serviços de saúde.
“Inclusive os serviços de saúde, incluindo os de saúde sexual e reprodutiva, ainda não estão disponíveis a todas as meninas e mulheres, por isso, eventos como esse são de extrema importância para fazer com que informações a esse respeito cheguem a essas público-alvo”, conclui.