InícioSaúdeDia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

Dia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

faz parte de programação especial em celebração ao Setembro Verde, mês da inclusão e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

- continua após a publicidade -

Neste sábado, dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância da data e levanta a questão da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência auditiva, dando ênfase no curso gratuito de educação a distância (EaD) de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela Secretaria.

“Esta é uma data muito importante para celebrarmos as conquistas de muitas pessoas na luta pela garantia de direitos e melhor qualidade de vida para a Comunidade Surda. O Governo de São Paulo, por meio da nossa Secretaria, tem pensado em programas e ações voltados à inclusão desse público”, ressaltou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

No Estado de São Paulo hoje, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pensando em facilitar a compreensão de todos e aperfeiçoar a comunicação entre pessoas com e sem esta deficiência, a Secretaria realiza de forma gratuita o Curso de Libras, que até hoje, formou mais de 500 pessoas em diversas regiões do Estado.

As aulas têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras. Uma das vertentes do curso é para que as pessoas que prestam serviços de atendimento ao público, principalmente funcionários públicos, possam realiza-lo de maneira inclusiva e especializada.

O José Antônio Bezerra, padrasto do Vitor Henrique da Silva, que tem deficiência auditiva, aperfeiçoou a Libras no curso oferecido pela Secretaria para se comunicar melhor com o filho.

“A língua de sinais fortificou a nossa relação, ajuda e faz com que o Vitor interaja mais com a nossa família”, afirmou José.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Os surdos enfrentam muitas barreiras na comunicação por falta de pessoas que saibam Libras. Se todos se esforçarem e praticarem, acabaremos com as barreiras e todos nós conseguiremos nos entender”, ressaltou Vitor, sobre a importância do aprendizado da língua.

O Curso

O curso de Libras, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já foi realizado presencialmente em municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, seu formato foi alterado para ser realizado de forma virtual. Os alunos matriculados podem acessar os conteúdos e aulas de forma acessível e, ao final do curso, recebem o certificado de conclusão.

Interessados, para se inscrever bastam acessar: http://bit.ly/3hUkYwa.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

“Ribeirão Preto: Política em Xeque – A Verdade que Ninguém Quer Contar”

Em meio ao vai e vem de promessas e alianças, a política de Ribeirão Preto parece mais um jogo de tabuleiro onde as peças se movem conforme interesses obscuros.

🏅 Olimpíadas:🇫🇷 Janja viaja a Paris e terá segurança de chefe de Estado, mas mantém agenda em sigilo 🔒

A primeira cuidadora brasileira, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, viajou para Paris para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos.

🏅 Olimpíadas: Seleção feminina de handebol estreia com vitória sobre a Espanha! 🇧🇷

A Seleção Brasileira feminina de handebol teve uma estreia impressionante nos Jogos Olímpicos de Paris, vencendo a Espanha por 29 a 18.

🚗 Dia de São Cristóvão: conheça a origem e a história do santo padroeiro dos motoristas 🌟

São Cristóvão é venerado como protetor dos motoristas e viajantes, com uma história que remonta ao século XIII.

Tomate retorna ao RP Folia com show especial após arrastar foliões em 2023

Cantor baiano se prepara para nova apresentação que promete agitar o público. Micareta será realizada no dia 14 de setembro, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto
- PUBLICIDADE -