InícioSaúdeDia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

Dia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

faz parte de programação especial em celebração ao Setembro Verde, mês da inclusão e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

- continua após a publicidade -

Neste sábado, dia 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância da data e levanta a questão da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência auditiva, dando ênfase no curso gratuito de educação a distância (EaD) de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela Secretaria.

“Esta é uma data muito importante para celebrarmos as conquistas de muitas pessoas na luta pela garantia de direitos e melhor qualidade de vida para a Comunidade Surda. O Governo de São Paulo, por meio da nossa Secretaria, tem pensado em programas e ações voltados à inclusão desse público”, ressaltou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

No Estado de São Paulo hoje, vivem quase 500 mil pessoas com deficiência auditiva, de acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pensando em facilitar a compreensão de todos e aperfeiçoar a comunicação entre pessoas com e sem esta deficiência, a Secretaria realiza de forma gratuita o Curso de Libras, que até hoje, formou mais de 500 pessoas em diversas regiões do Estado.

As aulas têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras. Uma das vertentes do curso é para que as pessoas que prestam serviços de atendimento ao público, principalmente funcionários públicos, possam realiza-lo de maneira inclusiva e especializada.

O José Antônio Bezerra, padrasto do Vitor Henrique da Silva, que tem deficiência auditiva, aperfeiçoou a Libras no curso oferecido pela Secretaria para se comunicar melhor com o filho.

“A língua de sinais fortificou a nossa relação, ajuda e faz com que o Vitor interaja mais com a nossa família”, afirmou José.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Os surdos enfrentam muitas barreiras na comunicação por falta de pessoas que saibam Libras. Se todos se esforçarem e praticarem, acabaremos com as barreiras e todos nós conseguiremos nos entender”, ressaltou Vitor, sobre a importância do aprendizado da língua.

O Curso

O curso de Libras, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já foi realizado presencialmente em municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo. Em virtude da pandemia, seu formato foi alterado para ser realizado de forma virtual. Os alunos matriculados podem acessar os conteúdos e aulas de forma acessível e, ao final do curso, recebem o certificado de conclusão.

Interessados, para se inscrever bastam acessar: http://bit.ly/3hUkYwa.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music começa amanhã com shows e rodeio: saiba tudo sobre o evento 🐎🎵

O Ribeirão Rodeo Music retorna neste sábado (20) com uma programação imperdível de shows e provas de rodeio. O evento acontecerá também nos dias 26, 27 e 30 de abril, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, com a expectativa de atrair um público superior a 160 mil pessoas.

🎓📚 Região de Ribeirão Preto conta com 1.030 vagas para cursos gratuitos no Vestibulinho 📚🎓

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) até 9 de maio, com prova marcada para 9 de junho.

📚🎶 9ª Semana Senac de Leitura traz música, literatura e inclusão artística às unidades da região 🎵📚

As atividades incluem feira de troca de livros e gibis, rodas de conversa, palestras e workshops, com destaque para uma atividade especial sobre literatura surda em Ribeirão Preto.

🤠🎶 SEXTOU: Rodeio, Festival de Bandas Cover e Comédia: O que Fazer no Final de Semana na Região de Ribeirão Preto 🎸🤠

Para os amantes de rodeio, música e diversão, o final de semana na região de Ribeirão Preto está repleto de opções.

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.
- PUBLICIDADE -