InícioSaúdeDezembro Laranja traz alerta para prevenção do câncer de pele

Dezembro Laranja traz alerta para prevenção do câncer de pele

- continua após a publicidade -

Durante o verão, países tropicais, como o Brasil, recebem maior incidência solar e sofrem mais com os efeitos do calor. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no período dos anos de 2018/2019 a estimativa é de 165.580 novos casos de câncer não melanoma. Em 2016/2017 o número foi de 175.760 casos – isso representa uma queda de 5,7% (mais de 10 mil casos no ano). Apesar da redução, os cuidados diários com a exposição ainda são necessários.

Segundo a oncologista do InORP/Grupo Oncoclínicas Cristiane Mendes, é preciso ficar atento aos primeiros sinais. “Há algumas alterações na pele que podem ser percebidas em casa: pequenas lesões em formas diferentes com bordas, tamanho e cores irregulares ou que mudem de tamanho rapidamente, pequenas feridas que não cicatrizem em 4 semanas, além de outras alterações que podem ser perceptíveis a olho nu, mas é necessário um exame completo com um profissional para dar o diagnóstico preciso”.

Existem dois tipos de câncer de pele, o melanoma, que se origina das células que produzem o pigmento que dá cor à pele, e o não-melanoma – tipo mais comum e de maior incidência no Brasil.

Prevenção

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Como todos os tipos de câncer, se descoberto no início, as chances de cura são maiores. A oncologista alerta para algumas medidas preventivas como evitar a exposição solar, principalmente entre os horários das 10h às 16h quando os raios são mais intensos e o uso de protetor solar com fator de proteção 15 ou superior com sua reaplicação a cada 3 horas.

“Pessoas mais claras possuem menos melanina e por isso são mais sensíveis à exposição solar. É importante usar chapéus ou bonés, óculos de sol com proteção solar e roupas que protegem o corpo como blusas de mangas e calças. Crianças e adolescentes também devem evitar a exposição para reduzir o risco de aparecimento de melanoma na fase adulta”.

Cristiane Mendes ainda ressalta que, em caso de aparecimento de qualquer sinal, o importante é procurar um especialista para tirar a dúvida e, caso seja detectado, realizar o tratamento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas
- PUBLICIDADE -