Início Saúde Dentista cria dieta que protege os dentes e emagrece

Dentista cria dieta que protege os dentes e emagrece

- continua após a publicidade -

O início da digestão é marcado pela mastigação, onde há a transformação de grandes partes de alimentos em pedaços menores, que juntamente com a produção de saliva os prepara para que possam ser digeridos no estômago.

Com objetivo de preservar a natureza humana e seu processo digestivo, o cirurgião dentista Rogério Pavan, em parceria com o Doutor Ernesto Furlan, idealizou a Monodieta Cósmica, uma dieta simples, que pode ser realizada com facilidade e ainda trazer muitas vantagens tanto para o corpo como para a dentição.

Baseada nos 7 dias de criação do mundo para compor a alimentação da semana, a Monodieta é uma alternativa que contempla o perfil de dentição do homem, que é muito privilegiada, pois agrupa dois tipos de dentes – carnívoros e herbívoros – que atuam no processo de mastigação, que quando feita de forma rápida e urgente, não auxiliam o processo de digestão que começa pela boca.

“Utilizada para casos de desintoxicação e até mesmo de emagrecimento, essa alternativa defende que o correto é beber os sólidos e mastigar os líquidos, ou seja, transformar os sólidos e os líquidos em pastosos. É muito importante que se mastiguem os líquidos, pois só assim é possível que a enzima da saliva atue; além do mais, todo o processo de salivação nada mais é que um preparo do alimento para que este possa ser mais digerido no estômago e no intestino delgado. Além disso, a mastigação de forma correta traz benefícios na musculatura da mandíbula e previne distúrbios e alterações na arcada dentária”, explica doutor Pavan, que há mais de 25 anos estuda a arcada dentária e sua relação com o equilíbrio físico, energético e esquelético do corpo humano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Seguindo os princípios naturais a dieta privilegia um tipo de alimento de cada vez para que cada nutriente atue de forma plena no organismo.

Confira:

1º Dia: A dieta traz a ingestão dos minerais, que seriam as raízes, o princípio de qualquer vegetal na terra. Nesta primeira fase entram alimentos como mandioca, cenoura, batata, rabanete, batata-doce, gengibre, mandioquinha, beterraba e muitos outros que representam a vitamina A.

2º Dia: É hora do consumo de vegetais, os caules, compostos pelo repolho, couve-flor, o brócolis, o salsão, a acelga, o palmito, erva-cidreira, que seriam a vitamina B.

3º Dia: Entram todos os tipos de folhas, sendo a maioria de cor verde escura, como o almeirão, a rúcula, a alface, o agrião, o espinafre, a couve, hortelã, erva-mate, boldo-do-chile, etc, que seriam a fotossíntese, fonte de oxigênio.

4º Dia: No momento que o vegetal está adulto, vai produzir as sementes, os grãos e as frutas, sendo as mais conhecidas o arroz integral ou branco, feijão, o grão-de-bico, lentilha, ervilha, milho, laranja, maçã, pera, banana, mamão, melão, frutas em geral, que seriam as fontes de vitamina C.

5º Dia: Entram os peixes e frutos do mar, que seriam as vitaminas D. Como complemento a eles podem consumir também amêndoas e nozes. Exemplo: filé de pescada, camarão, polvo, badejo, pintado, lulas, mariscos, cação, avelãs e castanhas.

6º Dia: É a vez das carnes brancas ou vermelhas, fontes de aminoácidos, entram a carne de vaca, de porco, de galinha, de cabrito, de carneiro, etc.

7º Dia: Deve-se fazer jejum apenas com água, pois para a criação, o sétimo dia é o do descanso; portanto, deve-se descansar o organismo. Em caso de fome alimentar-se de sucos ou chás.

Pode-se tomar água em abundância, mas não é permitido beber café pela manhã nem durante o dia, a não ser quando este fizer parte da dieta, como acontece no dia dos grãos.

Devem-se utilizar os temperos básicos, como azeite, sal, vinagre ou limão para temperar as saladas.

Pode-se comer a quantidade que desejar, desde que dos alimentos permitidos no dia.

É muito importante que se mastiguem bem os alimentos e em hipótese alguma deve-se fritá-los.

“Vale ressaltar que a Monodieta Cósmica é uma dieta esporádica e que deve ser feita a cada 2 meses”, finaliza o especialista.

 

Dr. Rogério Pavan –  Cirurgião Dentista – CRO 60820

Ortopedia, Ortodontia, Reabilitação Oral, Apnéia, Ronco, Suplementação Hormonal.

Rua Itapeva, 202 – Sala 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP

Telefones: (11)3287-0433 / 3287-7010 – Whats (11) 94016-7771

Instagram : @rogeriopavanofficial

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Etanol e Diesel devem sofrer aumento de 3% em Ribeirão Preto.

O aumento de impostos imposto pelo Governador João Dória vai começar a prejudicar você muito rápido. Combustíveis começam a subir em Ribeirão Preto.

Sincovarp e CDL discoram do retrocesso de Ribeirão Preto para a fase Laranja do Plano SP

É preciso bom senso por parte do Governo de São Paulo quanto a redução no horário de atendimento.

João Dória não cumpre a palavra e aumenta o ICMS em São Paulo.

João Dória ri na cara da sociedade com mentiras e em nota a FIESP promete entrar na justiça contra o aumento de ICMS.

Netflix anuncia o lançamento de documentário sobre a carreira de Pelé.

Netflix divulga a data de estreia e o primeiro teaser do documentário "Pelé", com estréia programada para fevereiro.

Onde estão os radares neste sábado (16) em Ribeirão Preto

Confira as avenidas com radares móveis em Ribeirão Preto. Velocidades variam entre 60km e 70km.