InícioSaúdeCoronavírus: Usar mascara é necessário ou moda?

Coronavírus: Usar mascara é necessário ou moda?

Se você não estiver doente, não deve usar máscara", adverte OMS, Mandetta, orienta todas as pessoas usem máscaras. Você sabe o que fazer?

- continua após a publicidade -

“Se você não estiver doente, não deve usar máscara”, adverte OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu que apenas pessoas doentes devem usar máscaras. O alerta foi feito, 18, durante entrevista coletiva sobre o coronavírus em Genebra. A entidade afirmou que é preciso haver “um uso racional das máscaras”, para que não faltem insumos para aqueles que os necessitam.

Ministério da Saúde agora pede para que a população vista máscaras caseiras ao sair de casa. Investigamos se a medida faz sentido contra o coronavírus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mudou as orientações e agora pede que todas as pessoas usem máscaras, ainda que sejam fabricadas em casa. Isso aconteceu após ser percebido que países que adotaram o uso de máscaras em toda a população têm conseguido frear os números de contágio do coronavírus. Mandetta enfatizou ainda que a população evite comprar máscaras N95 e cirúrgicas, para que não faltem aos profissionais de saúde

Foto arquivo

Afinal a população deve usar as mascaras ou não?

Pensando em sanar as questões mais recorrentes da população, o Terra conversou por vídeoconferência com Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocientista e neurocirurgião livre docente do Hospital das Clínicas de São Paulo. O médico também é colunista do programa de TV Aqui na Band.

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus. Veja aqui>>>

Quem deve utilizar as máscaras? 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Dr. Fernando Gomes Pinto: Todo mundo deve usar a máscara. Isso vai ajudar a gente a transmitir menos o vírus.  Antes, a recomendação era para pessoas com sintomas do novo coronavírus ou com sintomas de gripe. Isso mudou. Se pessoas assintomáticas estão com os vírus, logicamente elas não vão apresentar sintomas, mas vão transmitir a doença para outras pessoas. É isso o que a gente tenta bloquear com o uso da máscara, já que não há como testar todo mundo e medir a velocidade do vírus. 

você pode confeccionar uma máscara de tecido, que não requer muita habilidade e todas as especificações técnicas como a N95, a mensagem por trás é sobre empatia e solidariedade. Quando eu coloco uma máscara assim para sair de casa o que eu estou fazendo? Protegendo o meu nariz, a minha boca, e com isso controlando a emissão de gotículas, quer seja da minha produção verbal, ou de eventuais tosses e espirros.

diulgação

As pessoas devem confeccionar máscaras em casa?

Sim, já que não há tantas máscaras disponíveis para compra, as máscaras caseiras vão funcionar como uma barreira mecânica. Isso vai ser minimamente eficiente quando eu estou pensando no outro. Eu estou colocando o objeto como uma barreira para que outras pessoas não venham a sofrer com essas gotículas contaminadas, caso eu esteja doente e não apresente sintomas.

foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -